Transportes Metropolitanos: Audiência pública discute modernização da linha Brás–Calmon Viana

Evento foi convocado pela Comissão de Serviços e Obras da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

sex, 28/05/2004 - 11h40 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mario Bandeira, participou, ontem, dia 27, de uma audiência pública na Zona Leste sobre a modernização da linha F (Brás–Calmon Viana). O evento, realizado no Shopping Diretão, em São Miguel Paulista, foi convocado pela Comissão de Serviços e Obras da Assembléia Legislativa de São Paulo. Entre autoridades e lideranças da região, estiveram presentes cerca de 300 pessoas.

Mario Bandeira abriu a audiência expondo as melhorias que a linha receberá e as obras que serão realizadas no período de quatro anos, prazo estimado para a conclusão dos serviços. Durante a apresentação, ele ressaltou que “as novas estações receberão todas as tecnologias exigidas pelos padrões de acessibilidade”.

A linha F está em fase de remodelação. As mudanças começam em 2004 e devem ocorrer até 2008. Entre as principais constam a construção de novas estações e a recuperação de trens. As intervenções beneficiarão mais de 118 mil usuários/dia atualmente transportados.

Além de aumentar a confiabilidade do sistema, melhorar a acessibilidade, o conforto e a segurança, o projeto possibilitará a redução dos intervalos entre os trens de nove para sete minutos nos horários de pico. Com o maior número de trens em circulação, deverá aumentar em torno de 70 mil o número de usuários transportados no sistema.

Estão previstas três novas estações: Jardim Helena, Jardim Romano e USP Leste. O custo estimado é de R$ 36 milhões. A estação de Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo serão reconstruídas. Serão igualmente licitados os projetos básicos para modernização das estações de São Miguel Paulista, Acararé, Manoel Feio, Calmon Viana e Itaquaquecetuba, além da construção da estação Penha, em uma segunda fase.

O projeto prevê também a incorporação à frota da linha de 10 trens da série 1.600 (30 carros), que estão imobilizados, e passarão por recuperação total. O custo estimado é de R$ 54 milhões. Outros 49, em circulação (119 carros), aos poucos serão revitalizados com a troca de piso, novos bancos, portas, pintura e outros serviços (28 da série 5.500; 14 da 1.400 e 7 da 1.600).

Outras intervenções estão programadas, como projetos e reformas em subestações elétricas, cabines seccionadoras, projetos de via permanente, adaptações para rede aérea, projetos para sinalização e telecomunicações, projeto e construção de um pátio em Manoel Feio.

No último dia 19, o governador Geraldo Alckmin visitou a Linha F e anunciou investimentos de R$170 milhões nesta área, com recursos do Tesouro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM