Transportes Metropolitanos apresenta projetos de expansão do Metrô e modernização da CPTM

Objetivo do evento realziado no Rio de Janeiro foi elaborar um diagnóstico dos sistemas de transporte coletivo

sáb, 06/12/2003 - 16h42 | Do Portal do Governo

Os projetos de expansão do Metrô de São Paulo e de modernização da rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), até 2010, foram assunto do seminário Mobilidade Urbana em Regiões Metropolitanas. O objetivo do evento, promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, foi elaborar um diagnóstico dos sistemas de transporte coletivo para orientar as ações da Política de Mobilidade Urbana Sustentável em âmbito nacional.

Participaram do encontro representantes de regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Belém, Curitiba , Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife. O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, apresentou os projetos de expansão para o Metrô, até 2010, que prevêem a construção de mais de 30 quilômetros de extensão e 25 novas estações. Os investimentos somam mais de US$ 3 bilhões. As novas linhas (Linha 4 – Amarela, prolongamento da Linha 2 – Verde, a partir da estação Ana Rosa até o Sacomã, e a extensão da Linha 5 – Lilás, do Largo 13 até a região da Vila Mariana) terão capacidade para atender cerca de 2 milhões de passageiros/dia, que se somarão aos 2,6 milhões usuários/dia transportados atualmente.

No caso da CPTM, o Governo do Estado tem como objetivo promover a modernização de toda a malha ferroviária, a exemplo do que foi feito na Linha C (Osasco – Jurubatuba) e num trecho da Linha E, entre Luz e Guaianases, onde circulam trens com ar condicionado e música ambiente.

A modernização da CPTM, cujo custo está estimado em US$ 1,3 bilhão, compreende a aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas nos trechos principais.

A meta é implantar essas melhorias até 2010, proporcionando condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 3 minutos e permitindo um acréscimo na demanda de mais 2 milhões de passageiros por dia. Hoje, o sistema ferroviário atende cerca a de 1,2 milhão de usuários diariamente.

Os planos para a CPTM incluem a criação do Expresso Aeroporto, resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a Infraero. A construção e operação da linha serão de responsabilidade da iniciativa privada por contrato de concessão. O trajeto terá 31 quilômetros de extensão, em uma nova via exclusiva, ligando ponto-a-ponto a Estação Barra Funda ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Na mesma via, está prevista a criação Expresso de Guarulhos. Os dois serviços (Expresso Aeroporto e Expresso Guarulhos) exigirão recursos da ordem de US$ 572 milhões.

“Com a implantação desses projetos, o sistema metro-ferroviário da região metropolitana de São Paulo terá, em 2010, uma rede com mais de 400 quilômetros, transportando cerca de 7,6 milhões de pessoas por dia. Com isto, a participação do transporte sobre trilhos subirá dos atuais 25% para 42% das viagens em transporte coletivo realizadas na região”, informa o secretário.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Da Agência Imprensa Oficial