Transportes Metropolitanos: Ação da PM garante vistoria dos Orcas em Campinas

Nesta quarta-feira, dia 4, os técnicos continuarão os trabalhos de inspeção para concluir os 173 qualificados

ter, 03/06/2003 - 18h57 | Do Portal do Governo

A ação do comando do 35º Batalhão da Polícia Militar está garantindo a realização da vistoria dos veículos qualificados para atuarem no sistema Operador Regional Coletivo Autônomo (Orca), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Um eficaz esquema de segurança tem impedido a ação dos perueiros clandestinos que tentam por meio de constrangimentos e agressões impedir a continuidade do processo.

Até o final da tarde desta terça-feira, dia 3, 80 veículos foram vistoriados. Nesta quarta-feira, dia 4, os técnicos continuarão os trabalhos de inspeção para concluir os 173 qualificados.

A checagem dos carros envolvem itens de segurança como freios, pneus, direção, suspensão, sistema elétrico, entre outros. Extintor, estepe, triângulo são equipamentos obrigatórios que devem ser apresentados na vistoria.

Para preservar a integridade física dos condutores a EMTU deixará de colocar selo no pára-brisa dianteiro para a habilitação no serviço ORCA. A fiscalização será feita com base nas placas.

Os órgãos de transporte e trânsito das cidades da região metropolitana de Campinas já foram informados dos nomes e placas dos 173 qualificados, que após a vistoria terão permissão para circular, até o final do processo de seleção, que culminará com emissão do Certificado de Registro Operacional (CRO), emitido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.