Transportes: Metrô transportou mais de 714 milhões de passageiros em 2001

nd

sex, 11/01/2002 - 14h29 | Do Portal do Governo

Os trens do Metrô de São Paulo transportaram, ao longo de 2001, um total de 714,8 milhões de passageiros em toda a sua rede, o que representou um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior (688,6 milhões de usuários foram atendidos em 2000). O maior aumento (4,3%) ocorreu na Linha 3 – Vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda), que transportou, durante o ano passado, 310 milhões de pessoas.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, conta também com duas outras linhas: a Linha 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi), que transportou em 2001 cerca de 324,8 milhões de passageiros, 3% superior à demanda do ano anterior; e a Linha 2 – Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), que apresentou um crescimento de 4%, atendendo mais de 79 milhões de usuários.

Lazer e Cultura

Além de prestar um bom serviço de transporte, o Metrô proporcionou aos seus usuários momentos de lazer e cultura. Em 2001, a empresa realizou, dentro das atividades do Programa Ação Cultural, mais de 50 atrações, entre exposições fotográficas, de arte, montagens, esculturas e pinturas.

Destacam-se os seguintes eventos: Canto Coral de Natal, que teve 25 apresentações; Projeto ‘Mãos Negras’, que mostrou a influência da africanidade na cultura brasileira; a exposição ‘São Paulo nos Trilhos do Tempo’, que contou a história dos bairros Brás, Liberdade e Itaquera, por meio de depoimentos de seus moradores e de fotos; e o Projeto ‘Metrô Musical’, que permitiu a divulgação de novos talentos e proporcionou aos usuários momentos de descontração e contato com manifestações artísticas.