Transportes: Metrô realiza com sucesso simulado de incêndio na Estação Marechal Deodoro

Simulados são realizados desde 1988

qui, 07/04/2005 - 18h00 | Do Portal do Governo

A estação Marechal Deodoro, da Linha 3 – Vermelha, foi cenário do primeiro simulado de incêndio realizado pelo Metrô neste ano e concluído com sucesso. A situação de emergência foi controlada e a circulação de trens normalizada dentro do prazo fixado de 10 minutos.

O roteiro elaborado pelos técnicos do Metrô e por oficiais do Corpo de Bombeiros foi seguido criteriosamente. Um curto-circuito foi simulado num dos transformadores de energia da estação Marechal Deodoro o que provocou uma explosão e muita fumaça no local.

Dois funcionários da manutenção que se encontravam próximos ao transformador e alguns usuários que aguardavam o trem na plataforma desta estação (todos eles representados por figurantes) foram vitimados pelo acidente e sofreram queimaduras, asfixia e mal-súbito. Em seguida, foram rapidamente socorridos pelos bombeiros e por funcionários do Metrô.

A realização do simulado teve divulgação antecipada pelo sistema de comunicação sonora das estações do Metrô e não causou interferência na operação comercial. O exercício envolveu 100 pessoas, entre Brigada de Emergência do Metrô, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SPTrans, além dos usuários presentes ao local.

Simulados são realizados desde 1988

Desde 1988, a Companhia do Metrô, em parceria com o Corpo de Bombeiros, prepara o quadro de funcionários operativos e soldados-bombeiros para situações de anormalidade como a simulação de hoje na estação Marechal Deodoro.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô