Transportes: Metrô oferece programa para crianças e jovens

Projeto Ação Escolar existe há 10 anos

ter, 16/09/2003 - 16h41 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo, empresa do Governo do Estado, possui várias ações de comunicação voltadas aos diversos segmentos de público com quem se relaciona. Um desses segmentos é o público infanto-juvenil, os futuros usuários.

Buscando satisfazer a curiosidade das crianças sobre o funcionamento do sistema, prepará-las para a correta utilização, bem como conscientizá-las da importância da preservação do patrimônio público, o Metrô criou, em 1993, o Projeto Ação Escolar.

Em 10 anos de atendimento, esse projeto recebeu cerca de 145 mil alunos das redes de ensino estadual, municipal e particular, inclusive escolas especiais para portadores de deficiências.

As visitas duram, aproximadamente, três horas e são bastante dinâmicas e interativas, alternando conteúdo pedagógico com atividades lúdicas. A programação tem início no Centro de Controle Operacional (CCO), passa pelo show room da Sala de Controle Centralizado e encerra nas estações e trens.

O público é composto por crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e as escolas são atendidas às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 9 horas às 11h30 e das 14 horas às 16h30.

Quando há novas linhas, o Ação Escolar visita escolas do entorno, como aconteceu no ano passado, antes da Linha 5-Lilás entrar em operação. Nessas situações, o Metrô desenvolve programas de apresentação e treinamento, o que também permite o uso correto do novo transporte, sua conservação e valorização.

As escolas interessadas devem encaminhar carta ou ofício para o Departamento de Marketing e Comunicação do Metrô, aos cuidados de Flávia Audrá Cutolo, ou e-mail para rpeventos@metrosp.com.br

Mais informações e fotos podem ser acessadas no site www.metro.sp.gov.br, no link ‘Projeto Ação Escolar’.