Transportes: Metrô oferece fim de semana cultural

Programação cultural com a família é uma das alternativas oferecidas pelo Metrô

sáb, 01/11/2003 - 12h22 | Do Portal do Governo

Aproveitar o sábado e o domingo para fazer uma programação cultural com a família é uma das alternativas oferecidas pelo Metrô, que além de possuir o seu próprio acervo cultural nas estações, para que a população possa desfrutar de suas viagens de maneira satisfatória, promove mensalmente exposições itinerantes e leva a população a museus, cinemas, teatros, parques e restaurantes, só para citar alguns.

Para este fim de semana, dias 1 e 2, as exposições sugeridas estão na estação Liberdade (Linha 1, Jabaquara/Tucuruvi), que apresenta a Vitrine de Ikebana, como expressão artística que ensina o mistério e a pureza da natureza e valorizam o senso estético e espiritual, e na estação Santo Amaro (Linha 5, Capão Redondo/Largo Treze), com a exposição Estação da Gente, apresentando o resultado do trabalho social desenvolvido pelo Metrô e pela ONG Cidade Escola Aprendiz com a comunidade local.

Outras duas sugetões são ‘Exuberantes Cores Brasileiras’, que retrata a relação de paixão do artista plástico Roberto Rossi com a natureza brasileira, na estação Ana Rosa (Linha 2 – Ana Rosa/Vila Madalena), e a mostra ‘Liberdade e Expressão Patriótica’, na estação República (Linha 3, Itaquera/Barra Funda), do artista plástico Ailton Gusmão, que se inspira na obra dos compositores do Hino da Proclamação da República do Brasil e confecciona 1700 peças de madeira, pintadas nas cores verde, amarelo e preto.

Para os que preferem ir além das estações, uma boa sugestão é apreciar as exposições do Museu Lasar Segall, rua Berta, 111, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, praça da Luz, 2, e do Masp, na avenida Paulista, 1578. Nos três locais você chega de Metrô. As estações mais próximas são Vila Mariana e Luz ( na Linha 1) e Trianon-Masp (na Linha 2), respectivamente.

Uma outra opção, para quem prefere algo mais clássico, é a apresentação da peça Dido e Enéas, de Purcell, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Ela acontece no sábado, 1°, às 16h30, na Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, s/n°. A estação de Metrô mais próxima é a Luz ( Linha 1).