Transportes: Hidrovia Tietê-Paraná registra recorde histórico de carga transportada

Foi registrado em maio o maior movimento mensal desde o início de seu funcionamento em 1980

qua, 11/06/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

Clique na imagem para download em alta resoluçãoA Hidrovia Tietê-Paraná teve, no mês de maio, uma movimentação recorde no transporte de carga. Passaram pela hidrovia cerca de 290 mil toneladas de produtos agrícolas, número que representa o maior movimento mensal registrado desde o início de seu funcionamento em 1980. Em comparação ao mesmo período no ano passado, o aumento foi de aproximadamente 42%. O dado é do Departamento Hidroviário (DH), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes.

De janeiro até o momento, os produtos como soja, farelo, óleos vegetais e cana-de-açúcar, totalizaram 622 mil toneladas transportadas, o que corresponde a um transporte acumulado de 10% a mais em relação à mesma época do ano passado.

‘Esses 10% de crescimento no transporte hidroviário acompanhou o grande crescimento das safras agrícolas. Para isso é necessário um maior investimento no transporte hidroviário e outros modais, além da preocupação na integração entre eles, ou seja, a intermodalidade, base do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes. A efetivação dessas ações é que poderão tornar o nosso produto mais competitivo, melhorando as condições econômicas não só do Estado de São Paulo como do Brasil’, afirma o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes.

Os melhoramentos da via contribuem para dar credibilidade a esse modal e permite, com mais segurança, o transporte de maior capacidade de carga.

Os passos mais importantes neste sentido foram:

  • permissão do tráfego de comboios maiores (de até 4 barcaças);
  • permissão de comboios com calados maiores (de até 2,80 metros);
  • progressiva eliminação de restrições operacionais

    Os investimentos realizados pelo Governo incentivam o uso e a importância da infra-estrutura que está sendo implantada no Estado, provocando um maior interesse da iniciativa privada, que além de aumentar a quantidade de cargas transportadas, também, investe na ampliação de suas frotas e terminais.

    Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes

    (AM)