Transportes: Hidrovia Tietê-Paraná inaugura rota Itaipu-São Simão

Movimentação de cargas bateu novo recorde em novembro deste ano, com 171 mil toneladas

qua, 15/12/2004 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Hidrovia Tietê-Paraná inaugurou, com o transporte de trigo, a rota hidroviária Itaipu-São Simão do novo eixo Sul-Norte do Mercosul. O trigo foi produzido no Paraguai e tem como destino os moinhos de Goiás e Minas Gerais, no Brasil.

Estão programadas quatro viagens de comboios com 3.700 toneladas de trigo cada. Em outubro e novembro foram realizadas duas viagens experimentais. No momento, está em andamento a terceira viagem e o último carregamento programado para janeiro de 2005.

A operação comercial foi realizada pela empresa COMEXPORT e a operação logística, além dos trechos rodoviários, envolveu três operadores. O embarque foi feito pela empresa Terminal La Paz, responsável pelo carregamento da carga em Hernandarias, no Paraguai. A SARTCO/ADM foi responsável pelo transporte hidroviário no trecho de 1.020 quilômetros do rio Paraná, eixo Sul-Norte da Hidrovia. O tempo da viagem do primeiro comboio foi de cerca de 10 dias e, nas próximas viagens, deverá ocorrer uma redução no tempo e no gerenciamento da operação.

O desembarque da carga em São Simão, no Brasil, foi feito pela Terminal Nova Roseira. Este desembarque é o destaque da operação, pois antecipa o potencial de importações de cargas pela região. O terminal era utilizado até o momento apenas para embarque nas barcaças e, pela primeira vez, realizou com sucesso o desembarque de cargas.

A partir de São Simão, a carga faz a última etapa da rota. Por meio de caminhões é transportada ao seu destino final nas regiões de Brasília e de Uberlândia.

A rota já havia sido inaugurada no sentido contrário, de São Simão até Hernandarias, transportando cerca de 10.000 toneladas de fertilizantes pela Hidrovia Tietê-Paraná. Agora, a operação é completa, com cargas de ida e de retorno, que poderão ser casadas, otimizando custos e baixando os valores dos fretes.

Segundo expectativas dos operadores, para o ano de 2005 serão programadas novas operações, com maior freqüência e volumes, no sentido de desenvolvimento da rota.

Movimento de cargas

Em novembro de 2004 a Hidrovia Tietê-Paraná movimentou 171 mil toneladas de carga, volume três vezes superior à média habitual do mês nos últimos anos. Este volume eleva a taxa de crescimento anual em 2004 para 7%, com 1.852.000 toneladas acumulas no ano até o momento. “A hidrovia repete, este ano, altas taxas de crescimento. Com certeza iremos atingir a meta de 2 milhões de toneladas até o fim de 2004”, enfatiza o secretário dos Transportes Dario Rais Lopes.

Da Assessoria de Imprensa do Departamento Hidroviário

(LRK)