Transportes: Estação Jurubatuba da CPTM passa por reforma em ritmo acelerado

Obras vão melhorar o atendimento aos 6 mil passageiros que utilizam a estação diariamente

qui, 27/10/2005 - 13h45 | Do Portal do Governo

No pacote das intervenções, está a construção de uma nova plataforma e a expansão da que já existe, viabilizando a circulação de composições com maior quantidade de carros.

Essas modificações são fundamentais ao projeto de extensão da linha C, orçado em R$ 247,15 milhões e cujas obras, com início previsto para as próximas semanas, incluem a construção de três novas estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú (com integração ao terminal de ônibus Grajaú); mais 8,5 km de via dupla sinalizada e o incremento de 12 trens neste trecho. A expectativa é de um aumento da demanda na ordem de 45 mil passageiros por dia na linha C, que transporta, atualmente, 82 mil.

Assim, a estação Jurubatuba, até então ponto final da linha, passa a ser parte importante da etapa de ampliação da malha da CPTM. Iniciada no final de 2004, a reforma em Jurubatuba foi intensificada nos últimos meses. E irá melhorar o atendimento aos cerca de 6 mil passageiros que utilizam a estação diariamente, número que será ampliado até 2010, com a operação plena das linhas 4 e 5 do Metrô.

Todos os usuários da estação Jurubatuba serão beneficiados, principalmente os idosos, pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, bem como funcionários. Depois de prontas, as obras proporcionarão novos padrões de acessibilidade e conforto.

Entre as principais intervenções estão a instalação de elevadores hidráulicos, escadas rolantes, banheiros públicos com recursos para fácil acesso, comunicação visual e sonora e piso podotátil (faixa em baixo relevo no chão) para as pessoas com deficiência visual. Esses e demais itens estão em conformidade com o Decreto Federal 5.296, de dezembro de 2004.

Outras alterações vão da caixa d’água às bilheterias, que serão remanejadas e ampliadas, incluindo reforma total dos banheiros – com a troca de azulejos, mictórios e louças. Um novo reservatório de água está sendo construído e o atual passa por processo de impermeabilização. Toda a parte elétrica será refeita – haverá troca de fios, cabos e luminárias. A conclusão dos serviços está prevista para meados de 2006.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos