Transportes: Estação Jandira comemora 78 anos

Estação está localizada a 32 quilômetros da praça da Sé

qua, 12/03/2003 - 17h13 | Do Portal do Governo

A Estação Jandira, que fica na Linha B (Julio Prestes-Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – completa 78 anos nesta terça-feira, dia 11. O prédio atual é mais recente: foi construído há 20 anos e é utilizado por cerca de cinco mil usuários que ali embarcam diariamente.

Na década de 20 funcionava no local um grande depósito de lenha da antiga E.F. Sorocabana, e a estação resumia-se numa pequena parada com o nome de ‘KM 32’. O depósito ficava no ‘antigo Sítio das Palmeiras’, onde está hoje o município de Jandira. No mês de março 1931, a parada tornou-se um posto telegráfico, e começou a receber movimento de passageiros.

Além da ferrovia, que colaborou com o crescimento da cidade, os outros acessos ao município são a rodovia Castelo Branco, a rodovia Raposo Tavares, e a avenida dos Autonomistas.

Localizada a 32 quilômetros da praça da Sé (marco zero da cidade de São Paulo), Jandira foi emancipada oficialmente em 28/02/1964, pois pertencia ao município de Cotia. Segundo o censo 2000 do IBGE, Jandira está distribuída em 18 Km2 e possui população estimada em 91.807 habitantes. As principais atividades econômicas da cidade são a prestação de serviço, o comércio e a indústria.

M.J.