Transportes: Estação Ferraz de Vasconcelos da CPTM comemora aniversário

Linha E (Luz- Estudantes) completa nesta quinta-feira 78 anos

qui, 29/07/2004 - 10h50 | Do Portal do Governo

Inaugurada em 1926, a construção da estação foi custeada pela Fazenda Casa Branca, criadora de suínos puros e gado. Com a crise nos negócios provocada pela I Guerra Mundial, os proprietários fizeram o loteamento Romanópolis, para vender chácaras e lotes residenciais. Como queriam incentivar a parada naquela localidade, chegaram a adquirir, diariamente, 20 passagens, para aumentar o movimento de passageiros.

Em 1925, a Romanópolis já havia aberto ruas, vendido terrenos e construído algumas casas mas nem os insistentes pedidos, nem a compra diária de passagens, convenceram a Central do Brasil a fixar a desejada parada. Assim, em outubro daquele ano, a S/A Fazenda Casa Branca, com planta fornecida pela própria ferrovia, resolveu construir a estação.

O nome escolhido foi uma homenagem a José Ferraz de Vasconcelos, funcionário da Central, morto em outubro de 1924, quando trabalhava na ferrovia. ‘Ferraz’ ficou tão conhecido que o nome Romanópolis acabou sendo apenas um bairro do futuro município. Em 1944, houve a construção de um novo prédio. Reformado posteriormente, originou o modelo atual, entregue em 1984.

A emancipação de Ferraz ocorreu em 1953, quando deixou de ser distrito de Poá. Igual a outras cidades da região do Alto do Tietê, Ferraz de Vasconcelos também recebeu os imigrantes japoneses, que aperfeiçoaram o que os italianos começaram, fazendo o município ser conhecido por sua produção de uva Itália.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
V.C.