Transportes: EMTU/SP aprimora gestão de informações do sistema metropolitano

Para testar o programa, está em andamento um projeto piloto com seis empresas das três Regiões Metropolitanas

sex, 30/07/2004 - 15h26 | Do Portal do Governo

Um controle mais eficaz e a garantia de soluções mais rápidas para o Transporte Metropolitano sobre Pneus. Este é o objetivo da criação de um aplicativo no site da EMTU/SP www.emtu.sp.gov.br) que permitirá a troca de informações sobre o sistema entre a empresa e as 67 operadoras das 800 linhas de ônibus intermunicipais que circulam nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas.

A Gerência de Logística Integrada da EMTU/SP desenvolveu o programa, com apoio do Departamento de Sistemas e Informação, para melhor atender às exigências da Resolução SNM n.º 151, de 14/10/87, que determina às empresas permissionárias informar mensalmente os dados do Sistema Metropolitano sobre Pneus, como o número de passageiros transportados diariamente, arrecadação, evolução do quadro de pessoal, gastos com a manutenção e conservação frota, entre outros itens.

Atualmente, essas informações são disponibilizadas para a EMTU/SP com um mês de defasagem em média, o que dificulta o controle do nível de serviço prestado. Com o novo aplicativo este tempo cairá para 15 dias, mas este período pode ser ainda menor, cerca de três dias, se a Resolução passar por reformulações propostas pela empresa e que deverão ser efetuadas pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Projeto Piloto

Para testar o programa, está em andamento um projeto piloto com seis empresas das três Regiões Metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP: Piracicabana da Baixada Santista; Ouro Verde de Campinas; ABC, Radial, Santa Paula e Vila Galvão de São Paulo. A previsão é de que o novo aplicativo seja utilizado efetivamente pelas operadoras a partir de outubro deste ano.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.