Transportes: EMTU prossegue com as obras no corredor São Mateus – Jabaquara

Reforma começou em 2002 e beneficiará 6 milhões de usuários por mês.

seg, 26/05/2003 - 16h29 | Do Portal do Governo

O corredor metropolitano é referência internacional e índice de aprovação equivalente ao do Metrô

Mais de 10 mil metros quadrados de placas e aproximadamente 20 mil metros lineares de juntas de dilatação já foram trocadas na reforma do pavimento rígido do Corredor Metropolitano São Mateus -Jabaquara, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e operado pela concessionária Metra.

As obras começaram em maio de 2002 e o término está previsto para agosto de 2006. A execução está dentro do cronograma estabelecido. É a maior intervenção no sistema desde a sua inauguração, em 1988.

Pelos 33km do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara circulam 190 ônibus entre diesel e trolebus, distribuídos em 11 linhas que transportam em média 198 mil passageiros por dia.

De acordo com a última pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 90% dos usuários do corredor aprovam os serviços no sistema. Este índice está no mesmo patamar de aprovação das linhas Norte, Sul e Paulista do Metrô (91%).

O custo total da recuperação do Corredor é de R$ 17 milhões e está previsto no aditivo do contrato de concessão celebrado entre a EMTU e a Metra.

Operação e segurança

A reforma do Corredor prevê a substituição de 19.000 metros lineares de juntas de dilatação e 11.400 metros quadrados de placas. O trabalho de substituição das juntas já foi concluído e em 2003 e foram trocados 9.300 metros quadrados de pavimento.

A preocupação da EMTU e da Metra é não prejudicar a operação e garantir a segurança dos usuários no corredor. Assim, a definição das frentes de trabalho leva em conta a distância entre elas para não comprometer a velocidade média dos ônibus. Os locais de intervenção são sempre bem sinalizados, inclusive com colocação de tapumes móveis para isolar a obra.

Atualmente há sete frentes de trabalho no corredor. O próximo trecho a passar por intervenções é o da região da Av. Faria Lima, entre os Terminais Ferrazópolis e São Bernardo.

Reforma Total – (2002 a 2006)

  • intervenções parciais e substituições das placas
  • reconstrução da estrutura do pavimento
  • recuperação fundação do pavimento
  • reparo do sistema de drenagem
    Total: 103 mil m2

  • fresagem e execução de mistura asfáltica
    Total: 21.900 m2

  • substituição de juntas
    Total: 92.500 m lineares

    Obras realizadas

  • Paradas Anchieta – Parada Vera Cruz – 28 placas
  • Parada das Indústrias – Parada Largo de Piraporinha – 17 placas
  • Terminal Piraporinha – Parada Bela Vista- 24 placas
  • Paradas Imigrantes – Parada Orense – 8 placas
  • Parada Lituânea – Parada Bangu – 12 placas
  • Parada Bangu – Parada Itamarati – 29 placas
  • Parada Paraíso – Parada Gilda – 19 placas
  • Parada Pilar – Parada Baeta Neves – 33 placas
  • Parada Ana Maria – Parada Santo Alberto – 5 placas
  • Parada Manoel da Nóbrega – Parada Castelo Branco – 11 placas

    Obras em andamento

  • Terminal Piraporinha – Parada Bela Vista – 37 placas
  • Parada Alice – Parada Canhema – 9 placas
  • Parada Ana Maria – Parada Santo Alberto – 17 placas
  • Parada Santo Alberto – Cidade dos Meninos – 6 placas
  • Parada Bangu – Parada Itamarati – 37 placas
  • Parada Pilar – Parada Baeta Neves – 42 placas
  • Parada Getúlio Vargas – Parada ETE SENAI – 5 placas