Transportes: Dersa conclui programa de audiências públicas sobre trecho sul do Rodoanel

Projeto prevê recuperação de áreas degradadas e preservação das áreas de mananciais

seg, 24/10/2005 - 18h37 | Do Portal do Governo

Projeto prevê recuperação de áreas degradadas e preservação das áreas de mananciais; obra orçada em R$ 2,5 bilhões

A Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) realizou a última audiência pública sobre o estudo de impacto ambiental referente à construção do trecho sul do Rodoanel Mario Covas. Foram 12 encontros ao todo, dos quais participaram representantes de ONGs, entidades ambientalistas, órgãos públicos estaduais e municipais. Como não houve até agora nenhuma solicitação de mudança estrutural no projeto, o secretário-adjunto dos Transportes do Estado, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, informou que não deverão ocorrer novas audiências.

Destacou, também, que a Dersa vem cumprindo todos os itens do acordo firmado entre Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria do Meio Ambiente. O acordo prevê que o Ibama analise questões ambientais e indígenas resultantes no traçado.

O trecho sul do Rodoanel terá 57 quilômetros de extensão e atravessará os municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. A definição do traçado procurou minimizar possíveis impactos ambientais e contribuir para a recuperação das áreas de mananciais. Segundo a Dersa, o projeto utilizou técnicas avançadas de engenharia, que garantem a segurança dos usuários, a redução de acidentes e balanço ambiental positivo. A construção do empreendimento está orçada em R$ 2,5 bilhões.

Novos parques – O projeto de construção do Rodoanel vai também recuperar áreas degradadas, ou seja, portos irregulares de areia, nos quais a extração predatória provocou erosão. Após a reabilitação, essas áreas receberão paisagismo e reurbanização. Foram projetadas travessias em locais adequados, que possibilitarão a circulação de animais, minimizando a interferência sobre a fauna em seu hábitat natural. A expectativa é que a entrada em operação do trecho sul do Rodoanel reduza o risco de acidentes com cargas perigosas, garantindo índices menores do que os registrados nas áreas urbanas, tal qual ocorre no trecho oeste.

As ações ambientais programadas permitirão, ainda, a revitalização do Parque do Pedroso, em Santo André. Serão acrescidos mil hectares com o replantio compensatório, religando formações florestais isoladas. A preservação da margem do reservatório do Rio Grande e a criação dos novos parques do Embu, de Itapecerica, do Jaceguava e do Bororé garantirão outros mil hectares de área verde à região.

Secretaria dos Transportes