Transportes: Dersa apresenta estudo etno-ecológico para trecho sul do Rodoanel Mário Covas

Documento será entregue nesta quarta-feira, dia 19, aos índios guaranis das tribos Krukutu e Barragem

ter, 18/10/2005 - 11h41 | Do Portal do Governo

Estudo realizado pela Dersa, que integra o processo de licenciamento ambiental deste trecho, será apresentado durante reunião técnica convocada pela Funai na tribo Barragem, em Parelheiros (RMSP)

Na próxima quarta-feira (19), às 14h, a Dersa apresentará um estudo etno-ecológico do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas aos índios guaranis das tribos Krukutu e Barragem. O estudo será entregue durante a reunião técnica convocada pelo vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa, para discutir o processo de licenciamento ambiental do Trecho Sul.

Durante a apresentação, a Dersa comprovará que o Trecho Sul não vai interferir no cotidiano dos índios destas duas comunidades, localizadas há cerca de 8,5 Km do atual traçado. O estudo foi realizado pela Consplan, uma empresa de consultoria com especialização indigianista.

Este relatório etno-ecológico foi solicitado pelo Ibama como complementação do Estudo de Impacto Ambiental (Eia) do Trecho Sul, produzido pela Dersa. O Ibama avalia o Eia devido ao acordo realizado entre o Ministério Público Federal e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, o Ibama e a Dersa, em março de 2005. Na época o Ministério Público Federal entendeu que, como havia proximidade com tribos indígenas, seria necessária a avaliação deste órgão.

Além de apresentar o impacto causado pelo Trecho Sul, a reunião técnica vai discutir possíveis compensações que possam ser solicitadas pelos índios. Estarão presentes representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, do Ibama, da Funai e da Dersa.

A reunião acontecerá na tribo Barragem. O endereço é estrada da Barragem, s/nº (próximo ao Clube de Campo). O mapa segue abaixo:

Secretaria dos Transportes