Transportes: DER recupera mais de 600 quilômetros de rodovias paulistas em 2004

Também foram iniciadas obras de reforma e construção em 49 terminais rodoviários no interior do Estado

seg, 17/01/2005 - 14h00 | Do Portal do Governo

O DER – Departamento de Estradas de Rodagem estabeleceu como meta em 2004 aumentar a qualidade, a segurança e a fluidez no tráfego das rodovias paulistas. O Programa de Recuperação de Rodovias, realizado em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento foi o carro-chefe desse trabalho. Até dezembro foram entregues ao tráfego 613 km de recuperação. Outros 88,3 km serão finalizados no primeiro trimestre deste ano. O investimento foi de US$ 240 milhões, divididos igualmente entre o Governo do Estado e o BID.

Os trabalhos de reforma de 20 trechos de rodovias paulistas começaram em janeiro de 2003. O Programa vai além do recapeamento e objetiva, acima de tudo, a segurança dos usuários. Por isso, os itens de segurança de tráfego como sinalização horizontal e vertical, obras de arte especiais e muros de proteção tiveram tratamento diferenciado. Passivo ambiental, tratamento de taludes, encaminhamento das águas e, principalmente, a diminuição do impacto ambiental nas regiões em obras foi priorizada. Além de construção ou restauração de acostamentos e obras de arte especiais (pontes, viadutos e passarelas); adaptação de rotatórias; implantação de terceiras faixas em trechos de aclives, ciclovias e calçadas.

Terminais rodoviários

Em dezembro de 2004 foram iniciadas as obras de construção e reforma de 49 terminais rodoviários no Interior do Estado. O programa é uma parceria do Governo do Estado com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e terá investimentos de R$ 11,5 milhões.

Serão construídos 14 terminais nos municípios de Bofete, Campina do Monte Alegre, Guapiara, Balbinos, Ubirajara, Novo Horizonte, Bady Bassit, Ubarana, Santo Antônio do Aracanguá, Águas de São Pedro, Vargem Grande do Sul, Monte Azul Paulista, Emilianópolis e Tupi Paulista. Em Santa Bárbara d´Oeste o DER iniciará as obras de implantação da nova rodoviária assim que a Prefeitura Municipal definir o local.

As reformas e ampliações incluem rampas adaptadas, banheiros, cobertura para acesso dos passageiros, instalações elétricas e hidráulicas, melhorias nas áreas de circulação e paisagismo. Os 35 municípios beneficiados são: Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Riversul, Pilar do Sul, São Roque, Capão Bonito, Guarantã, Lins, Pongaí, Jaboticabal, São Carlos, Ibitinga, Jacupiranga, Juquiá, Queluz, Guzolândia, Piacatu, Santópolis do Aguapeí, Araçatuba, Birigui, Guararapes, Penápolis, Nova Independência, Ouro Verde, Presidente Epitácio, Adamantina, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Araras, Brotas, Altair, Bebedouro, Bauru e Nova Guataporanga.

Duplicações

O DER também realizou grandes obras com recursos próprios. A duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) será entregue amanhã (dia 15) com investimento de R$ 112 milhões. Foram executados serviços de implantação e pavimentação da segunda pista, melhoramentos, restauração e recapeamento da pista existente, trevos, inclusive viadutos e alças de acesso, entre os km 40,6 e 51 da rodovia. Mais de 350 mil moradores da região de Mogi das Cruzes serão beneficiados com a duplicação da Rodovia Mogi-Dutra, além dos cerca de 20 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.

Também estão em andamento as obras de duplicação do Trevo de Cotia na rodovia Raposo Tavares (SP-270), com 3,4 km; a Rodovia do Açúcar (SP-308), em Piracicaba, com 8,6 km; o Contorno de Santa fé do Sul na SP-320, com 10,7 km; e os 21,2 km da Raposo Tavares no trecho entre os municípios de Presidente Prudente e Taciba.

Em 2004 o DER investiu R$ 1,9 milhão, na construção de viadutos, pontes e passarelas. A verba também foi utilizada na recuperação e pavimentação de 32 quilômetros de estradas vicinais, destacando-se: a construção de duas passagens de gado na vicinal PRD-040, em Pardinho; uma ponte sobre o Rio Aguapeí, na divisa dos municípios de Arco Íris e Luiziânia; pavimentação da Estrada Perimetral em Sud Menucci; além de serviços de recuperação e recapeamento da vicinal Antenor Carlos Nogueira em Guaíra.

Outros 88 municípios foram beneficiados diretamente com obras e serviços gerais executados pelas Diretorias Regionais, com investimentos de R$ 11,9 milhões.

Segurança Rodoviária

A Secretaria dos Transportes continua implementando o Plano Estadual de Segurança Rodoviária, buscando reduzir o número acidentes e, em especial, o número de vítimas fatais e de feridos graves nas rodovias paulistas. Com esse objetivo, o DER intensificou a fiscalização nas rodovias com a aquisição de 48 novos radares para aumentar a segurança dos usuários. Os equipamentos funcionam, em sistema de rodízio, nas principais rodovias paulistas.

Além disso, o DER disponibilizou à Polícia Rodoviária R$ 17 milhões para aquisição de mais de 300 viaturas, equipamentos de informática, fardamento e coletes.

Recursos de multas

O DER iniciou em outubro de 2004 a implantação de 32 novas JARIs (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) em todo o Interior do Estado. As novas juntas – responsáveis pelo julgamento dos recursos de infração de trânsito ocorridas nas rodovias – foram distribuídas entre as 14 Divisões Regionais do órgão, sendo que 10 delas serão instaladas na sede da autarquia, na Capital.

Até dezembro de 2004, já estavam em funcionamento 19 novas JARIs em todas as regionais do DER, com exceção de São Paulo e Campinas, que terão suas 13 novas Juntas em funcionamento no início deste ano.

O Estado possuía apenas 15 juntas, todas na Capital. Com a descentralização, cada região contará com um determinado número de JARIs preparadas para atender os recursos gerados nos municípios pertencentes à Regional. Com isso, o DER pretende agilizar os trabalhos, prestando um melhor atendimento aos usuários.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes

(LRK)