Transportes: DER inicia a implantação de 32 novas JARIs no interior do Estado

Novas juntas vão facilitar acesso aos recursos de multas

seg, 04/10/2004 - 16h01 | Do Portal do Governo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) inicia a implantação de 32 novas JARIs (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) em todo o Interior do Estado de São Paulo a partir desta semana. As novas juntas serão distribuídas entre as 14 Divisões Regionais do DER, sendo que 10 delas serão instaladas na sede da autarquia, na Capital. As JARIs são responsáveis pelos julgamentos dos recursos de infração de trânsito ocorridas nas rodovias estaduais e federais.

A partir desta terça-feira, dia 05, os membros julgadores e os funcionários administrativos responsáveis pelas JARIs participarão de um curso com orientações em relação ao Código de Trânsito Brasileiro, aspectos institucionais e legais e sobre o funcionamento das juntas. O objetivo é qualificar os integrantes, visando a qualidade dos serviços prestados e possibilitando maior eficácia para o julgamento dos recursos.

As JARIs estarão em funcionamento logo após o término do curso, conforme o cronograma de cidades. Taubaté e Cubatão serão as primeiras cidades beneficiadas pelas juntas, já que receberão o treinamento entre os dias 05 e 07 deste mês. No próximo dia 13, o curso será realizado em Itapetininga e Rio Claro; do dia 25 ao 27 em Assis e Bauru. A programação de novembro inclui: do dia 03 a 05 em São José do Rio Preto e Barretos; de 08 a 10 em Ribeirão Preto e Araraquara; do dia 17 a 19 em Presidente Prudente e Araçatuba; e de 30 a 02 de dezembro na cidade de Campinas. A sede do DER, na Capital, receberá suas 10 novas JARIs no primeiro semestre de 2005.

Atualmente, o Estado possui 15 JARIs, todas na Capital, para o julgamento dos recursos de todo o Estado. Com a descentralização, cada região contará com um determinado número de JARIs preparadas para atender os recursos gerados nos municípios pertencentes à Regional. Com isso, o DER pretende agilizar os trabalhos realizados pela área de Gestão de multas, prestando um melhor atendimento aos usuários.