Transportes: DER completa 70 anos

Em 1939, o Departamento de Estadas de Rodagem iniciou a construção de sua primeira obra, a Via Anchieta

qui, 23/09/2004 - 12h52 | Do Portal do Governo

O Departamento de Estradas de Rodagem – DER comemora hoje 70 anos de existência com o marco de 22 mil quilômetros de rodovias construídas, que contribuíram para transformar o Estado de São Paulo no mais importante pólo econômico do País.

Hoje, mais de 90% da população paulista está a menos de 5 quilômetros de uma estrada pavimentada. Cerca de 60% da carga transportada no Brasil trafega por rodovias, índice que o âmbito paulista supera os 93%.

DA ANCHIETA À RODOVIA ON-LINE

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo nasceu em 2 de julho de 1934 por decreto do interventor Armando Salles de Oliveira, com base em estudos desenvolvidos pela então Secretaria de Obras Públicas.

Com um perfil eminentemente técnico, em 1939, o DER iniciou a construção de sua primeira obra, a Via Anchieta. Entregue em 1946, a rodovia revolucionou o conceito de transportes da época, além de desencadear um novo ciclo de desenvolvimento para São Paulo.
Em 1948, com a entrega da Via Anhanguera, núcleos populacionais e industriais se formam no entorno dos traçados. Nesse mesmo ano, surgiu a necessidade de se criar um órgão específico para fiscalizar e promover a segurança do usuário nas estradas: o Grupo Especial de Polícia Rodoviária.

No final da década de 50, o DER já havia inaugurado as rodovias Raposo Tavares, Marechal Rondon, Manoel Hyppolito Rego e Tamoios, atingindo o marco de mais de 10.500 quilômetros de estradas. Ocorreu também a descentralização administrativa da autarquia com a criação das primeiras Divisões Regionais. Atualmente são 14 Regionais, localizadas nos principais pólos econômicos e turísticos do Estado para facilitar o desenvolvimento de soluções para as demandas locais.

Cebolão

Já nos anos 60, as rodovias Adhemar Pereira de Barros, Washington Luís e Oswaldo Cruz dão continuidade à missão do DER de tornar São Paulo um caminho de integração para todo o País. Em 1963 é criada a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, à qual o DER passou a ser subordinado.

Em 70 o departamento entregou as rodovias Castello Branco e D. Pedro I, além do Cebolão – conjunto viário que integrou as marginais Pinheiros e Tietê e também possibilitou o acesso à Castello Branco.

Malha rodoviária construída e consolidada, nas décadas seguintes o DER passou a se ocupar de duplicar e conservar estradas que continuassem estruturando o crescimento do Estado. Hoje, seu foco está voltado para proporcionar segurança e conforto ao usuário por meio de um relacionamento simples e direto.

Estradas vicinais

O Estado de São Paulo, por meio do DER, em convênio com prefeituras, pavimentou 4.157 quilômetros de estradas vicinais nos últimos oito anos, com investimentos que somam R$ 455,37 milhões. Este esforço ampliou para 11 mil quilômetros a rede de estradas municipais asfaltadas, o que significa mais rapidez e segurança aos produtores rurais no escoamento da produção.

A parceria entre o Estado e os municípios paulistas, fortalecida a partir de 1995, atribui ao DER a responsabilidade pelo planejamento e execução das obras. Compete às prefeituras municipais conservá-las.

Programa BID/DER

A imensa estrutura do DER acabou chamando a atenção de um órgão financeiro internacional, desencadeando mais uma conquista histórica. Trata-se do Programa de Recuperação de Rodovias, uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Governo do Estado, com investimentos da ordem de US$ 240 milhões para obras em mais de mil quilômetros de rodovias.

O DER prevê a revitalização e a ampliação da capacidade de 20 trechos rodoviários e a construção e restauração de acostamentos, pontes, viadutos e passarelas; adaptação de rotatórias, implantação de terceiras faixas, cliclovias e calçadas em todas as situações em que a rodovia cruzar com o perímetro urbano.

Ainda neste ano, boa parte do programa de obras – 703 quilômetros – beneficiará quem transita pelas estradas administradas pelo DER. Da primeira fase do programa, cerca de 200 quilômetros – 6 lotes – estão prontos, faltando apenas a sinalização definitiva. Já foram finalizados cerca de 78 quilômetros distribuídos entre a Rodovia Tamoios (SP-99) e a SP-55 (entre Santos, Bertioga e Boracéia). Até dezembro está prevista a liberação de 128 quilômetros entre Boracéia e Ubatuba, passando por São Sebastião e Caraguatatuba.

Também já foram entregues ao tráfego 124 quilômetros no Interior do Estado, nas regiões de Ibitinga, Assis e Presidente Prudente.
No final do ano serão entregues as obras da SP-36, no trecho entre a rodovia D. Pedro I e Piracaia; a SP-63, entre Louveira e Bragança Paulista; a SP-147, que liga Socorro e Itapira; a rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), na região de Piracicaba; a SP-255, entre Boa Esperança do Sul, Bocaina, Jaú e São Manuel; SP-253, em Pradópolis; a SP-294, entre Marília e Iacri; e a SP-333, entre Marília e Assis, passando por Echaporã.

Atendimento Público Centralizado

Criado em julho de 2002 sob o lema “serviço público com respeito ao cidadão”, o Atendimento Público Centralizado – APC funciona na sede do DER, na Capital. Estruturado nos moldes do Poupatempo, com agilidade, eficiência e organização no atendimento por meio de sistemas eletrônicos, o APC dispõe de uma equipe de 50 funcionários especialmente treinada e recebe, em média, 1.300 pessoas por semana.

A maioria das solicitações atendidas é referente a multas por infrações de trânsito cometidas nas rodovias estaduais. Ao APC cabe também dar assessoria à comissão julgadora de licitações, vender editais, cadastro para concorrências públicas, manuais técnicos e fornecer atestados técnicos, cadastro de empresas de engenharia e de empresas que se habilitam ao transporte coletivo. Além dessas atribuições a central é responsável pela de guias para pagamento de taxas.

Serviços e tecnologia

Em dezembro de 1999, o DER estendeu de maneira efetiva sua presença no tráfego rodoviário de São Paulo. Ao conhecimento técnico para construir e conservar estradas, a autarquia somou a assistência direta aos usuários por meio da criação e instalação das Unidades Básicas de Atendimento – UBAs.

Atualmente, são 26 unidades instaladas em pontos estratégicos das rodovias e operadas por cerca de 1.400 pessoas que atendem às solicitações dos usuários por 24 horas, sempre com rapidez e eficiência. São mais de 300 mil atendimentos prestados anualmente para serviços como, guincho, socorro mecânico e ambulância que são acionados por meio do telefone 0800-555510. O DER trabalha para ampliar a rede de UBAs para 57 unidades.

A Internet, principal revolução do século XX, chegou também ao transporte rodoviário. Desde 2003 o DER disponibiliza em seu site (www.der.sp.gov.br) informações em tempo real sobre o tráfego e as condições do tempo nas principais estradas. São 18 câmeras instaladas em pontos de grande fluxo nas rodovias que servem ao Litoral e a Campos do Jordão. A 19ª câmera entrará em operação na rodovia Raposo Tavares, em Barueri. No próximo ano, o DER ampliará o sistema com a instalação de novas câmeras.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes

M.J.