Transportes: Daesp reforma Aeroporto de Araraquara

Obras de ampliação da pista serão iniciadas ainda em setembro

seg, 05/09/2005 - 13h03 | Do Portal do Governo

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) inicia em meados de setembro as obras de ampliação dos sistemas de pistas, pátios e acessos, além de serviços complementares do Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara.

A empresa vencedora da licitação é a Leão Engenharia S/A, que executará as obras de implantação de uma nova pista de rolagem para acesso à área industrial do aeroporto – onde a empresa BRA vai construir um hangar para manutenção de suas aeronaves – e ampliação do pátio em 1.500 m².

O Governo do Estado investirá R$ 1.438.519,46 nas melhorias, que têm previsão de término em março de 2006. Com as obras, o DAESP pretende redimensionar o sistema de pistas para atender as exigências do atual movimento de aeronaves, dotando o aeroporto de infra-estrutura compatível com as necessidades da região.

Parceria

Em abril, o Governo do Estado e a empresa BRA assinaram um protocolo de intenções onde a iniciativa privada se comprometeu aplicar R$ 6 milhões para implantar seu centro industrial de manutenção de aeronaves no Aeroporto de Araraquara.

O centro de manutenção de aeronaves da BRA será construído em um terreno de 40 mil m². O empreendimento inclui a construção de hangar e pátios, permitindo a expansão da empresa e o desenvolvimento das atividades industriais. Além de possibilitar a manutenção das aeronaves, a construção do hangar vai permitir que a BRA realize o mesmo tipo de serviço para companhias aéreas de outros países, uma vez que a empresa tem como meta atrair parceiros industriais e fornecedores estratégicos para o Brasil.

Para que tal investimento possa ser realizado, o Governo, por sua vez, vem cumprindo seu papel, criando as condições necessárias para as empresas que queiram investir em São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes