Transportes: Daesp realiza treinamento e simulado de acidentes no aeroporto de Marília

Corpo de voluntários fará atendimento de primeiros socorros em caso de acidente aeronáutico

sex, 02/12/2005 - 12h06 | Do Portal do Governo

Com a finalidade de preparar seus funcionários para prestar um rápido e bom atendimento às vítimas de acidentes nos aeródromos, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) realizará um treinamento e simulado de acidentes no aeroporto Frank Miloye Milenkocicha, em Marília, entre os dias 5 e 9 de dezembro.

O Corpo de Voluntários de Emergência é recrutado entre os próprios funcionários do aeroporto para que o atendimento aos acidentes seja eficiente e rápido. A função da equipe é fazer o pré-atendimento de primeiros-socorros das vítimas (primeiros socorros) e encaminhá-las para um hospital na cidade enquanto o Corpo de Bombeiros combate o incêndio da aeronave.

Antes do treinamento, os funcionários do aeroporto farão um curso com professores da Faculdade de Medicina de Marília, no dia 5, cuja aula prática culminará com o simulado de acidentes, que será realizado no próprio aeroporto no dia 9.

O superintendente do DAESP, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, explica que a realização dos simulados de acidentes nos aeroportos é uma prática obrigatória como determina as normas internacionais estabelecidas pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), e é realizado desde 2000 nos aeroportos paulistas que operam com vôos regulares de linhas comerciais. Desde o início do ano, os simulados já foram feitos nos aeroportos de São José do Rio Preto e Presidente Prudente. O próximo treinamento será feito no aeroporto de Ribeirão Preto ainda em dezembro.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes