Transportes: Cresce o índice de satisfação com o Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo

Esse é o principal resultado da 7º pesquisa de satisfação do usuário realizada pela FIA/USP

qua, 28/01/2004 - 14h43 | Do Portal do Governo

Os usuários das rodovias concedidas à iniciativa privada estão mais satisfeitos com o Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo. Esse é o principal resultado da 7º pesquisa de satisfação do usuário realizada pela FIA/USP a pedido da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). O índice de aprovação foi de 90%, contra 87% da quarta medição, em junho de 2002, e 76% na anterior, em dezembro de 2001.

‘O resultado é altamente satisfatório e nos dá a certeza de que estamos trabalhando no caminho certo para não apenas manter, mas sim elevar a qualidade da infra-estrutura de transporte no Estado’, afirma o diretor geral da Artesp, Silvio Augusto Minciotti. A nota de avaliação entre os 12 trechos de concessão variou entre 7,2% e 8% numa escala de 1 a 10, o que significa a satisfação do usuário.

A pesquisa foi realizada no período entre 29 de setembro e 04 de novembro de 2003 e reuniu 4,8 mil usuários (72,7% automóvel; 10,9% ônibus e; 16,4% caminhão) em todos os trechos de concessão, num total de 3,5 mil km de rodovias. Entre os aspectos mais importantes apontados pelos motoristas estão, em primeiro lugar, a segurança viária, seguido do estado de conservação das rodovias, sinalizações, obras de ampliação, infra-estrutura de operação e comunicação com os usuários e comunidade.

Desde o início do Programa de Concessões, em março de 1998, as 12 empresas investiram R$ 4,8 bilhões em obras de ampliação, que garantem a segurança viária, principal preocupação dos entrevistados. Na conservação de rotina, o montante foi de R$ 588 milhões, enquanto que as áreas de sinalização, operação e comunicação o investimento foi de R$ 1,8 bilhão.

A operação rodoviária já garantiu 4,4 milhões de atendimentos aos usuários. São ocorrências desde uma simples trocas de pneu até a remoção de vítimas de acidentes. De acordo com a pesquisa, 52,9% dos entrevistados disseram já ter utilizado o serviço. Desse total, 59,9% acionou o socorro mecânico e 21,8% o telefone 0800. A avaliação desse serviço é considerada altamente positiva para os usuários, com a nota média de 8,2 numa escala de 1 a 10.

Adherbal Vieira da Silva
da Secretaria dos Transportes

M.J.