Transportes: CPTM reúne empresas metro-ferroviárias da América Latina e Europa

Evento foi realizado nesta terça-feira, em São Paulo

ter, 04/02/2003 - 16h40 | Do Portal do Governo

O Comitê de Direção, da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS – reuniu-se, nesta segunda-feira, dia 3, em São Paulo, para discutir seus estatutos, acordos de cooperação com outras entidades, as atividades dos Comitês Técnicos e o planejamento das ações da instituição, que congrega empresas ferroviárias e metrôs, da Península Ibérica e América Latina.

Na pauta, esteve a criação da divisão latino-americana da União Internacional dos Transportes Públicos ( UITP), com base no Brasil, e a assinatura do acordo de colaboração entre a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e ALAMYS. Também foram definidas as prioridades dos quatro Comitês Técnicos (Gestão, Planejamento, Manutenção e Operação) para o próximo encontro a ser realizado em Lisboa, em maio.

Um dos temas centrais do encontro foi a representatividade da ALAMYS junto à criação de uma divisão latino-americana da UITP, via ANTP. Fernando Bustamante Huerta, representante do Metrô de Santiago, no Chile, reivindicou um convênio entre a ALAMYS e UITP, sem passar pela ANTP. Vale lembrar que tanto a UITP, quanto a ANTP são entidades que englobam o transporte público em geral. Já a ALAMYS abrange exclusivamente o sistema metro-ferroviário. Entretanto, também está sendo discutido um acordo entre ALAMYS e UITP. O diretor da CPTM, Pedro Benvenuto, entende que a criação desta divisão da UITP na América Latina não tira a identidade das associações existentes. ‘A ANTP continua, a UITP também. Há a intenção de fazer trabalhos conjuntos. É preciso unir forças’, disse.

Outro importante assunto discutido foi o desenvolvimento dos Comitês Técnicos, coordenados por Benvenuto, que são divididos em quatro grupos: Gestão, Planejamento, Manutenção e Operação. Cada comitê possui um coordenador e um coordenador adjunto. No último encontro da ALAMYS realizado no Rio de Janeiro, no ano passado, foram sugeridos temas específicos para cada comitê. Como não há tempo para trabalhar todos os temas, Benvenuto sugeriu que fosse escolhido dois de ‘maior relevância’ para cada comitê: um prioritário e um alternativo. ‘Dentre as sugestões, precisamos encontrar a bandeira técnica da ALAMYS, para trocarmos experiências e apresentar os resultados no final de novembro, no encontro que acontece no Chile’, disse o diretor da CPTM.

Além de representantes do Comitê de Direção, estiveram presentes na reunião, o diretor-presidente da CPTM, Oliver Hossepian Salles de Lima, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que abriu o evento. Jurandir ressaltou a importância do transporte sobre trilhos. ‘Estamos muito entusiasmados. Hoje, São Paulo vive uma greve de ônibus. Se não fosse a presença de 329 Km de linhas – 270 Km de CPTM e 59 de Metrô – a cidade estaria parada’.

A ALAMYS foi criada em 1987 para facilitar o intercâmbio de experiências e tecnologias entre os países membros da América Latina e da Península Ibérica, além de atender as necessidades de seus membros pelas suas especificações técnicas ou pela sua origem geográfica. Atualmente, a ALAMYS conta com 29 membros principais (Operadores de Sistemas de Transporte de Trens), 33 membros aderentes (Empresas Fornecedoras de Equipamentos e Instalações, Construtoras e Consultoras), e três membros honorários.