Transportes: CPTM divulga a lista de vencedores do 2º Concurso Paulista de Literatura

Concurso foi promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô

sex, 03/10/2003 - 18h58 | Do Portal do Governo

Os trabalhos “A Cidade Sobre Trilhos”, de Pedro Costa, e “A Maldição das Serpentes no Sítio do Velho Chico”, de Flor da Poesia, foram os vencedores do 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô, nas categorias cotidiano metro-ferroviário de São Paulo – 32 estrofes e livre – 64 estrofes, respectivamente.

Em segundo lugar destacaram-se “Metrô: Uma Grande Construção”, de Toni de Lima, no tema não-livre, e “A História dos Martírios de Uma Mãe Iraquiana”, de Rouxinol do Rinaré, no tema livre. Os autores Horácio C. de Souza com “CPTM e o Metrô, Solução Humanitária” e Valdir S. Fernando com “A Comadre Fulozinho e a Proteção dos Animais” garantiram o terceiro lugar, nas mesmas categorias.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão, na seqüência, um microcomputador com kit multimídia, incluindo placa de fax modem 56k e impressora (1º lugar); uma viola (2º lugar); e um aparelho de televisão 20´ (3º lugar).

As obras classificadas até o 10º lugar de cada categoria serão reunidas, publicadas e distribuídas gratuitamente nas escolas da rede pública estadual. Os autores, além dos prêmios especificados, também receberão um troféu e 20 exemplares da publicação resultante do concurso.

176 trabalhos

Presidida pelo especialista em folclore brasileiro, o Dr. Joseph M. Luyten, a comissão julgadora formada por Sebastião Marinho, cantador repentista, Antônio Klevisson Viana, poeta e cartunista, Rodrigo de Assis, produtor cultural da CPTM e Marcelo Ferraz Cunha, especialista em Marketing do Metrô, examinou os 176 trabalhos de poetas populares profissionais e amadores de todo o país inscritos.

Atualmente professor catedrático da UNESCO e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, o prof. Joseph Luyten diz-se honrado em presidir o júri de seleção e elogiou os outros jurados. “Foi um prazer trabalhar com uma equipe tão coesa e dedicada. Apesar da longa duração, devido à grande quantidade de inscritos, os trabalhos correram normalmente”.

Klevisson Viana ressaltou a importância do concurso que, segundo ele, “vem contribuindo para o engrandecimento e divulgação da poesia popular em nosso país”. O poeta e cartunista também elogiou o Governo do Estado de São Paulo pela iniciativa. “Parabéns a CPTM e Metrô pelo empreendimento. Os nossos poetas populares e cordelistas agradecem”.

“É obrigação do Estado estimular sempre as artes e os artistas”, diz o assessor cultural da CPTM, Assis Ângelo, idealizador e organizador do Concurso. “É através dos artistas populares que um país é conhecido e respeitado no mundo. Não há país igual ao nosso”, conclui o jornalista e escritor.

Comissão Julgadora

O presidente da comissão julgadora, o holandês de Brunssun Joseph Luyten, autor de vários livros sobre cordel e cultura popular em geral, é jornalista profissional formado pela Cásper Líbero e professor de cultura popular no Japão e na França.

Sebastião Marinho, presidente da e presidente da União dos Cantadores Repentistas e Apologistas do Nordeste (Ucran), é um dos mais importantes cantadores repentistas do país, com vários discos gravados e folhetos de cordel publicados. Klévisson Viana, inovador do cordel cearense, também tem livros e dezenas de cordéis publicados. Há pouco, um dos seus cordéis, “A Quenga e o Delegado”, virou episódio especial do seriado global Brava Gente. Tem livro adotado por escolas brasileiras.