A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a construir as novas salas técnicas da Estação Brás, previstas pelo Projeto Integração Centro. O aumento do número de trens e da demanda na Estação Brás, além de equipamentos mais modernos, justificam o investimento.
Parte da remodelação funcional da centenária estação, as salas técnicas ficarão junto das plataformas de embarque, que também vêm sofrendo trabalho de readequação.
Elas abrigarão principalmente os novos equipamentos eletro-eletrônicos dos sub-sistemas de alimentação elétrica (transformador, painéis, quadros, baterias); de sinalização e controle de tráfego dos trens na região; de telecomunicações (telefonia, sonorização, cronometria, circuito fechado de TV, radiocomunicação, transmissão de dados por fibra ótica, transmissão de mensagens ao usuário) e de controle de arrecadação (bloqueios eletrônicos).
As salas farão parte de uma única construção de dois andares, com área de cerca de 1.500 metros quadrados, e devem estar concluídas até o final do ano. A laje de cobertura do edifício terá ainda uma alça de acesso para a passarela que, futuramente, ligará as plataformas da Estação Brás ao mezanino da Estação Brás do Metrô, que fica anexa.
O Projeto Integração Centro da CPTM, empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, permitirá a ligação ferroviária direta entre as regiões leste e oeste da cidade, com a ampliação e o aperfeiçoamento tecnológico do trecho de 7 km entre as estações Brás, Luz e Barra Funda.
A readequação funcional e a restauração arquitetônica da Estação Brás e da gare da Estação da Luz (a parte da estação propriamente dita) também fazem parte do projeto.
A conclusão das obras está marcada para o segundo semestre de 2002, e o custo estimado é de US$ 95 milhões. A obra tem financiamento do Banco Mundial – Bird – e do Governo do Estado de São Paulo.