Transportes: Corredor Metropolitano fundamentará estudos do TEU

Transporte Expresso Urbano deve ser implantado, inicialmente, na Região Metropolitana de São Paulo

qui, 30/10/2003 - 18h29 | Do Portal do Governo

O Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), será referência para os estudos do projeto Transporte Expresso Urbano (TEU) – coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos  – e com o apoio financeiro da Fundação Hewlett.

O Protocolo de Intenções para o desenvolvimento dos trabalhos de concepção desse novo sistema  sobre pneus foi assinado pela EMTU, SPTrans – São Paulo Tansporte, empresa que gerencia o  transporte urbano na capital paulista, ANTP e Fundação Hewlett, durante o 14º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado em outubro passado. O TEU deve  ser implantado, inicialmente, na Região Metropolitana de São Paulo. 

Integração e qualidade de vida

O TEU é um sistema intermediário entre o metrô e ônibus, com capacidade de transporte de 25 mil passageiros por hora, e se diferencia dos corredores comuns por circular em vias expressas e exclusivas. A operação será controlada eletronicamente como no sistema metroviário. A vantagem do TEU, no entanto, é seu custo de implantação que chega a ser cinco vezes menor, se comparado ao quilômetro construído de metrô. 

As linhas do TEU, totalmente novas e exclusivas, serão construídas de acordo com o projeto de cada cidade. Há uma grande preocupação dos técnicos em garantir a total integração do novo sistema ao meio urbano com tratamento paisagístico no entorno de seu traçado e das estações. A intenção é assegurar qualidade de vida aos cidadãos. A concepção do TEU também visa facilitar o acesso dos portadores de deficiência ao sistema de transporte que deverá, ainda, ser integrado com os outros modais para favorecer os deslocamentos da população.

Corredor é referência internacional

O Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU,  é referência nacional e internacional para o desenvolvimento de projetos de racionalização da operação do transporte sobre pneus. Construído há 15 anos, passou à iniciativa privada em 1997, quando o Consórcio Metra assumiu a operação e manutenção do sistema; concessão com duração prevista de  20 anos. 

Este sistema atende cinco municípios – São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Em 33km de via operam 11 linhas de ônibus que transportam em média 200 mil passageiros por dia, cerca de 6 milhões de usuários/mês . Ao longo do viário estão instalados nove terminais que se integram com linhas municipais, sistemas metroviário e ferroviário.

Novas tecnologias e qualidade do serviço

Além de proporcionar a integração do transporte e  abrangente alcance metropolitano, o Corredor serve de laboratório para testes com novas tecnologias, principalmente aquelas que buscam a qualidade do meio ambiente como a operação experimental dos ônibus híbridos e o desenvolvimento, pela EMTU, do Projeto de Célula a Combustível de Hidrogênio.

De acordo com a última pesquisa de Imagem dos Transportes na RMSP, divulgada em maio deste ano pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP , 90% dos clientes do Corredor avaliam o serviço como Excelente e Bom. Este índice está no mesmo patamar de aprovação dos serviços prestados pelas linhas Norte-Sul e Paulista do Metrô, que receberam 91% de aprovação.