Em sua décima edição, a Pesquisa Rodoviária CNT 2005, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais uma vez 100% da malha rodoviária federal pavimentada e também os principais trechos sob gestão estadual e sob administração terceirizada.
Durante 32 dias, 15 equipes de pesquisadores da CNT avaliaram 81.944 quilômetros de rodovias em todo o País para analisar o seu estado geral de conservação, levando em conta a qualidade do pavimento, a sinalização e a geometria das vias.
O estudo também verifica a infra-estrutura de apoio ao transporte rodoviário, observando a existência de praças de pedágio, controladores de velocidade (radares) e balanças, entre outros fatores.
Em relação ao estado geral das rodovias, a Pesquisa 2005 constatou que 72% dos 81.944 quilômetros avaliados, ou seja, o equivalente a 59.029 quilômetros, apresentou algum grau de imperfeição, sendo que 31,8% foram considerados deficientes (26.063 quilômetros), 22% ruins (18.057 quilômetros) e 18,2% péssimos (14.909 quilômetros).
Apenas 28% da malha rodoviária pesquisada em 2005 obtiveram a classificação boa (17% ou 13.922 quilômetros) e ótima (11% ou 8.993 quilômetros).
Foram pesquisados 8.736 quilômetros de rodovias na região Norte; 23.976 quilômetros no Nordeste; 11.740 quilômetros no Centro-Oeste; 22.997 quilômetros na região Sudeste; e 14.495 quilômetros no Sul.
Ranking
A Pesquisa Rodoviária CNT 2005 aponta os dez melhores e os dez piores corredores rodoviários brasileiros.
Os melhores:
1º) Limeira (SP) / São José do Rio Preto (SP)
2º) São Paulo (SP) / Itaí (SP) / Espírito Santo do Turvo (SP)
3º) São Paulo (SP) / Limeira (SP)
4º) Sorocaba (SP) / Cascata (SP) / Mococa (SP)
5º) São Paulo (SP) / Uberaba (MG)
6º) São Paulo (SP) / Taubaté (SP)
7º) Araraquara (SP) / São Carlos (SP) / Franca (SP) / Itirapuã (SP)
8º) Campinas (SP) / Jacareí (SP)
9º) Engenheiro Miller (SP) / Jupiá (SP)
10º) Piracicaba (SP) / Mogi-Mirim (SP)
Os piores:
1º) Maceió (AL) / Salgueiro (PE)
2º) Araguaína (TO) / Picos (PI)
3º) Posse (GO) / Ilhéus (BA)
4º) Manaus (AM) / Boa Vista (RR) / Pacaraíma (RR)
5º) Maceió (AL) / Paulo Afonso (BA)
6º) Curvelo (MG) / Ibotirama (BA)
7º) Alta Floresta (MT) / Cuiabá (MT)
8º) Salvador (BA) / Paulo Afonso (BA)
9º) Teresina (PI) / Barreiras (BA)
10º) Belém (PA) / Guaraí (TO)
Veja mais resultados e metodologia da Pesquisa Rodoviária CNT 2005 no site www.cnt.org.br
Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes
M.J.