Transportes: Calado da Hidrovia Tietê-Paraná é ampliado para três metros

Uso de barcaças maiores reduz o custo da tonelada de carga transportada

sáb, 04/06/2005 - 16h41 | Do Portal do Governo

Desde o dia 30 de maio, a Secretaria de Estado de Transportes por meio do Departamento Hidroviário e em parceria com a Capitania Fluvial de Barra Bonita, CESP e AES Tietê, autorizou a navegação de comboios com calado de até três metros na Hidrovia Tietê-Paraná. A decisão atende a reivindicação dos usuários da via, que com as condições favoráveis dos reservatórios poderão operar as barcaças com maior capacidade.

Esta autorização exigirá esforços adicionais das autoridades envolvidas (DH, Marinha, Cesp e AES Tietê), para monitorar o sistema permanentemente, acompanhando o nível dos reservatórios em seus pontos críticos, e a movimentação e posicionamento dos comboios em tempo real.

‘É uma medida há muito tempo esperada, e de grande interesse dos usuários da hidrovia, pois reduzirá o custo da tonelada transportada. Enquanto as águas ajudarem, aproveitaremos ao máximo as condições favoráveis nos reservatórios’, afirmou o diretor do DH Oswaldo Rossetto.

A navegação com calado de três metros está sendo realizada em caráter experimental, mas isso mostra que a Secretaria dos Transportes tem cumprido a missão de otimizar o uso dos trechos já existentes na hidrovia, contribuindo para o esforço nacional de eliminar restrições e facilitar o escoamento das safras agrícolas para exportação.

Secretaria de Estado dos Transportes
Assessoria de Imprensa