Transportes: Alunos de Guarulhos e Rio Grande da Serra aprendem sobre a CPTM

Programa incluirá atividades lúdicas para mais de 150 alunos

seg, 07/03/2005 - 17h02 | Do Portal do Governo

Nos dias 8, 10 e 11 deste mês de março, três grupos, de 50 ‘futuros usuários’ cada, farão um passeio ferroviário, conhecerão a cabine do maquinista e ainda receberão palestras sobe o correto uso dos trens e estações.

Os cerca de 150 alunos, entre 8 e 10 anos, de duas escolas localizadas em áreas opostas da Grande São Paulo – uma da cidade de Guarulhos e a outra de Rio Grande da Serra – terão a oportunidade de conhecer como a maior empresa de transporte ferroviário de passageiros do Brasil, a CPTM movimenta 1,3 milhão de usuários diariamente.

As visitas dão prosseguimento ao programa ‘Usuário do Amanhã’ da CPTM, que retomou as atividades após as férias escolares na semana passada.

Além de estimular o respeito ao bem público, durante a viagem os monitores da empresa orientam os estudantes sobre o funcionamento dos equipamentos, cuidados no embarque e desembarque, acesso aos bloqueios, limpeza e conservação dos trens e estações e respeito aos assentos preferenciais. Os participantes têm ainda a oportunidade de visitar museus e parques da capital, como atividade complementar.

Programação

Na terça-feira (08/03) e quinta-feira (10/03), a Escola
Municipal ‘Ione Gonçalves de Oliveira Conti’, de Guarulhos, levará 50 alunos da 2ª série em cada dia. A saída ocorrerá às 9h15, da Estação Corinthians-Itaquera, da Linha E (Luz-Estudantes), rumo à Estação da Luz. Os alunos também aproveitarão a viagem para conhecer o acervo da Pinacoteca do Estado.

Na sexta-feira (11/03), 50 alunos da 4ª série, da Escola Estadual ‘Poetisa Cora Coralina’, de Rio Grande da Serra, partirão às 12h30 da Estação Rio Grande da Serra, na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), com destino à Estação Brás. Lá, visitarão o CCO (Centro de Controle Operacional).

Maquete no Memorial

No ano que o Memorial da América Latina completa seu 16º aniversário, uma parceria com o programa ‘Usuário do Amanhã’ permitirá a confecção de uma maquete, que vai retratar a importância do Memorial, marcos históricos da cidade e da Grande São Paulo, estações da CPTM como: Jundiaí, Itapevi, Rio Grande da Serra, entre outras. Para incrementar o trabalho, um trem elétrico será doado pela Frateschi, ilustrando as linhas.

A peça será construída como um quebra-cabeça pelos próprios alunos que participam do programa, de 29 de março a 20 de maio, sempre no período da manhã. Os materiais utilizados serão doados pelo Memorial, que também cede um artesão de sua equipe para auxiliar na confecção da maquete.

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail: usuariodoamanha@cptm.sp.gov.br, ou pelo telefone: 3226-4353 ou 4354, entre 8 e 18h.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos

F.C.