Transportes: Aeroporto de São José do Rio Preto terá serviço inédito na aviação do País

Controle de tráfego aéreo passará a ser feito pela iniciativa privada

ter, 29/10/2002 - 13h11 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 30, o Aeroporto de São José do Rio Preto passará a contar com serviço inédito na aviação civil brasileira. O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), vinculado à Secretaria dos Transportes, assume, por intermédio da iniciativa privada, a operação de Controle de Tráfego Aéreo do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino. Esse serviço vinha sendo executado, até fevereiro, pela TAM. No período de transição, foi realizado pelo Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV).

Depois de um processo de licitação realizado pelo Daesp, a empresa IACIT, devidamente homologada junto ao SRPV, foi a vencedora para realizar os serviços. Faz parte de uma parceria Daesp-Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para melhorias dos serviços de proteção ao vôo e apoio à navegação aérea dos aeroportos do interior do Estado. Tal parceria tem por objetivo auxiliar os serviços de Controle de Tráfego Aéreo em São José do Rio Preto, Sorocaba, Marília, Jundiaí e Araçatuba.

Com relação a São José do Rio Preto, em função do volume de tráfego aéreo (22.567 operações por ano, com grande incidência de aeronaves de vôos regulares), está prevista, para 2003, a construção de uma torre de controle, para tornar as operações mais seguras.

Aeroporto-modelo

De acordo com Dario Rais Lopes, superintendente do Daesp, o aeroporto da cidade recebeu várias melhorias – como a implantação de brigada de bombeiros no local, inspeção de passageiros e climatização do terminal de passageiros, com o objetivo de torná-lo um dos ‘aeroportos-modelo’ do interior paulista.

Data: Quarta-feira, dia 30 de outubro de 2002
Horário: 11h30
Local: Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino
Av. dos Estudantes, s/n – São José do Rio Preto-SP