Transportes: Aeroporto de Itanhaém atende vôos da Petrobrás

Líder Táxi Aéreo transporta cerca de 30 passageiros por semana

qua, 14/09/2005 - 12h32 | Do Portal do Governo

Os funcionários da empresa Petrobrás são os mais novos usuários do Aeroporto Dr. Antonio Ribeiro Nogueira, em Itanhaém. Desde o último dia 6, os técnicos utilizam o aeroporto administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp com destino à plataforma de Meluza, na Bacia de Santos, ou aos navios de prospecção de petróleo.

Os vôos, operados pela empresa Líder Táxi Aéreo, ocorrem as segundas e terças-feiras, dias em que são realizados até três vôos, transportando cerca de 30 passageiros por semana.

Anteriormente, os vôos com os técnicos da Petrobrás saíam da refinaria de Cubatão. Por oferecer condições mais seguras, a operação foi transferida para Itanhaém – município que possui o único aeroporto de passageiros de todo o Litoral Sul, região onde vivem mais de 1 milhão de pessoas.

Diferente do que ocorre no Interior do Estado, onde existem cerca de 200 pistas de pousos e 31 aeródromos administrados pelo DAESP, até 2002 a Baixada Santista não dispunha de um aeroporto civil que atendesse vôos regulares e fretados. “A obra de ampliação da pista e a construção do terminal de passageiros foi necessária como alternativa para pousos e decolagens entre o Litoral Sul e o Estado do Paraná”, explica o superintendente do Daesp, Ricardo Volpi.

Além da Petrobrás, a empresa Chevron, ligada à Texaco, também utilizou o aeroporto de Itanhaém durante os meses de abril, maio e junho deste ano. Foram feitos 196 pousos e decolagens e transportados 711 passageiros. A empresa já havia utilizado o aeroporto em 2004, também por um período de três meses.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes