Transporte Urbano: Baixada Santista terá ciclovia em área da CPTM

Obra vai beneficiar mais de 30 mil ciclistas de São Vicente

sex, 01/10/2004 - 12h01 | Do Portal do Governo

A praia do Itararé, na divisa entre São Vicente e Santos, será ligada por uma ciclovia à Ponte A Tribuna, sobre o Canal dos Barreiros. O protocolo de intenções para a construção foi assinado na última quarta-feira, dia 29, entre a Prefeitura de São Vicente e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na sede da empresa.

A obra beneficiará mais de 30 mil ciclistas de São Vicente, principalmente trabalhadores, que se dirigem a Santos e outras cidades próximas, todos os dias. Terá 4.314,40 metros de extensão a partir da divisa, seguindo depois paralelamente ao trecho da linha férrea ao longo da avenida Quintino Bocaiúva e Linha Amarela, até atingir a Ponte A Tribuna, que liga a parte insular com a área continental de São Vicente.

O secretário municipal de Planejamento de São Vicente, Sidnei Rezende Strauss, assinou o documento pela Prefeitura. O presidente Mário Bandeira e Antonio Kanji Hoshikawa, diretor administrativo financeiro, firmaram pela CPTM.

O protocolo fixa as diretrizes preliminares para a posterior formalização do TPU (Termo de Permissão de Uso), que definirá condições para a implantação da ciclovia e de ocupação de edificações da CPTM e de áreas lindeiras à linha ferroviária, no município. A partir da autorização para o início dos trabalhos, a Prefeitura diz que pode concluir o serviço em 30 dias.

As duas partes farão levantamentos e estudos que servirão como base ao TPU, arcando cada uma com as despesas e os custos necessários. A CPTM, entre outros itens, se comprometeu a dar apoio técnico na elaboração das análises e projetos e aprovar e liberar a execução dos trabalhos, desde que não acarretem qualquer transtorno à operação normal do sistema ferroviário.

Técnicos indicados pela Prefeitura, pela CPTM e pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos acompanharão o processo, que deve ser concluído no menor prazo possível.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)