Transporte Metropolitano: Metrô oferece programação cultural

Confira a programação para o mês de abril

ter, 13/04/2004 - 20h24 | Do Portal do Governo

Iniciado nos anos 70 e oficializado em 1986 o Programa Ação Cultural caracteriza-se por ações transitórias de cunho artístico-cultural, que têm por objetivo agregar qualidade ao relacionamento do Metrô com a população. Por serem locais de convergência de uma significativa parcela da população, as estações do Metrô são o palco para muitas atividades culturais que vão desde exposições de arte e temáticas até espetáculos musicais e de artes cênicas que compõem uma agenda mensal que já faz parte da vida cultural da cidade.

Confira a programação para o mês de abril

São Paulo de Portas Abertas

Estação Sé – de 8 a 30 de abril

Comemorando os 450 anos de São Paulo, o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) homenageia São Paulo com fotos de situações inusitadas de seu cotidiano.

Realização: CREA-SP
Organização: À Capela – Comunicação e Marketing

Imagens da Avenida Paulista

Estação Sé – de 8 a 30 de abril

Esta exposição traz imagens que ilustram o livro Conjunto Nacional – A Conquista da Paulista, do jornalista Angelo Iacocca, que relatam a história da Avenida Paulista e do Conjunto Nacional.

Realização: IACOCCA – Serviços Culturais e Editoriais
Apoio: Conjunto Nacional

Pedalando para o Futuro

Estação República – de e 8 a 30 de abril

Esta exposição mostra um pouco da trajetória da bicicleta no Brasil ao mesmo tempo que conta os 105 anos da empresa pioneira na fabricação de bicicletas.

Projeto: Julio Abe
Organização: MKT Serviços Editoriais
Realização: Caloi Norte S/A.

Resturação do Palácio Campos Elíseos

Estação República – de 8 a 30 de abril

Esta exposição apresenta o projeto de reforma e restauro para este importante marco histórico da cultura da sociedade paulista, hoje, sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

São Paulo: Um Caso de Amor com 450 Pontos de Vista

Estação Paraíso – de 8 a 30 de abril

Em homenagem ao aniversário da cidade esta mostra apresenta fotos inéditas de 450 fotógrafos sobre as várias facetas de São Paulo. Todas as imagens poderão ser vistas em seis exposições, uma a cada mês, nas estações do Metrô.

Curadoria: Teca Araújo e Letícia Sá Motta
Realização: Tangran Photo Service

Caminhos de Ferro

Estação Trianon-Masp – de 8 a 30 de abril

Mostra pertencente à Coleção Pirelli-Masp de fotografias que através de cenas dos “Caminhos de Ferro” homenageia os 150 anos da ferrovia no Brasil.

Viagem ao Cinema

Estações Vila Madalena, Paraíso e República – de 1 a 30 de abril

Exposição com fotos inéditas do set do longa-metragem Benjamim, filme de Monique Gardenberg, baseado no Livro de Chico Buarque, que em breve estreará em circuito nacional.Os usuários terão a oportunidade de expressar sua opinião sobre a exposição e sobre o Cinema Brasileiro, e ganhar um Convite Promocional.

Patrocínio: Petrobras, Eletrobrás, BNDES, Ogilvy, M.A. Marcondes
Apoio: Metrô de São Paulo

Exuberantes Cores Brasileiras 2

Estação Ana Rosa – de 8 a 30 de abril

A exposição do artista plástico Roberto Rossi mostra sua relação de paixão com a natureza brasileira que ele vê, e pretende que seja preservada: forte, iluminada, colorida, única!

Apoio Cultural: EuroCentro, Art B ArtStudio, Beeline Turismo, E6 Foto Publicitária, Idéia Solta – Fotografia e criação digital, Inprima – Soluções Gráficas, Meligeni Mosaicos, Meligeni Sports Academia, PS Foto Publicitária, Vanguard Comunicação Visual.

Anjos

Estação São Bento – de 8 a 30 de abril

Longe de ideologias religiosas o artista Flavio Novi traz uma lembrança oportuna para os nossos conturbados dias, em que “ter” já não traz todas as respostas.

25 de Março em Vitrina

Estação Clínicas – de 8 a 30 de abril

A artista plástica Fátima Lourenço, resolveu contar a história da famosa Rua 25 de Março nesta exposição, que mostra a lendária via paulistana através de imagens e entrevistas.

Patrocínio: Senac

Projeto Tietê

Estação Capão Redondo – de 13 a 30 de abril

Exposição fotográfica “Nosso Tietê” com fotos históricas do Rio Tietê, enquanto o governo do Estado e a Sabesp realizam a 2º etapa do programa de despoluição desse rio.

Realização: Sabesp

Pintou Limpeza

Estação Vila das Belezas – de 8 a 30 de abril

A campanha Pintou Limpeza busca através desta exposição, conscientizar a população para a melhoria da situação do lixo na cidade de São Paulo, com ações de educação e conscientização ambiental e reciclagem de embalagens.

Realização: Campanha Pintou Limpeza
Apoio: Rádio Eldorado, Abeaço, Abividro, TetraPak, Plastvida, Abiquim, Alcan, Vega

Olhar São Paulo

Estação Corinthians-Itaquera – de 8 a 30 de abril

São 30 imagens, produzidas com câmeras fotográficas artesanais – Foto na Lata – mostrando a metrópole por meio do olhar de jovens carentes de diferentes bairros da capital paulista.

Realização: ImageMagica – Unesco – Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria Municipal do Desenvolvimento Trabalho e Solidariedade (Bolsa Trabalho)
Patrocínio: Kodak

Vitrine de Ikebana

Estação Liberdade – de 8 a 30 de abril

Simplicidade e equilíbrio refletidos na paz e harmonia das flores, essência da vida.

Patrocínio: Yakult

Sabesp Ano 30

Estação Largo Treze – de 8 a 30 de abril

A exposição relata a história da Sabesp e do saneamento em São Paulo, mostrando os problemas de abastecimento e as soluções encontradas nos 450 anos de vida da Cidade.

Realização: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp
Execução: Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo e Escritório Julio Abe Wakahara

Virado Paulista

Estação Santo Amaro – de 8 a 30 de abril

Exposição produzida por jovens e crianças de baixa renda atendidas pela Casa do Zezinho, que mostra a dificuldade do jovem carente em quebrar as regras impostas pelo ambiente contaminado em que vivem e os meios que encontra para subsistir na metrópole.

Realização: Casa do Zezinho
Patrocínio: Xerox

Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Do Departamento de Imprensa do Metrô