Transporte Metropolitano: Metrô coloca à disposição do usuário 5 canais de comunicação

Prestação de serviços inclui caixa de sugestões, atendimento pessoal, telefone, endereço eletrônico e ouvidoria

dom, 21/03/2004 - 16h15 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo, vinculado à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, dispõe aos seus usuários e para a população cinco canais de atendimento para prestação de informações, esclarecimento de dúvidas, recebimento de sugestões e reclamações relacionadas aos serviços.

A preocupação com esse tipo de relacionamento com o público surgiu no início da operação comercial do Metrô, em 1974. Depois, gradativamente, outros canais foram sendo criados, todos com o objetivo de analisar e responder prontamente às manifestações recebidas, que funcionam como um termômetro do serviço prestado.

  • Caixa de sugestões – Instaladas em todas as 52 estações do Metrô, foi o primeiro canal criado. Para utilizá-la, basta retirar e preencher uma ficha disponível nas salas de supervisão operacional das estações e depositá-la na caixa para essa finalidade. A ficha (ou mesmo um bilhete manuscrito contendo dados completos e endereço do autor da mensagem) poderá também ser enviada pelo correio para a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) – Área de Atendimento ao Cliente – Rua Vergueiro, 1.200 – Paraíso – São Paulo – CEP 01504-000.
  • Atendimento pessoal – Segundo canal de atendimento da empresa implantado em 1975. Consiste na conversa direta com o supervisor da estação ou no comparecimento à Área de Atendimento ao Cliente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto feriados.
  • Telefone do usuário – Instituído em 1986, está disponível nas estações Tatuapé, República e Tucuruvi. O uso é gratuito e o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 9 às 15 horas, com exceção dos feriados. No mesmo horário e dias de atendimento do Telefone do usuário, o Metrô tem, também, uma Central de Informações, telefone 3286-0111, para ligações externas (tarifadas), com atendentes que respondem sobre características operacionais do sistema, condições de circulação dos trens, interrupções do serviço, tarifas, sistemas de transporte integrados, localização de ruas e pontos de interesse próximos às estações, além de consultas de documentos sob guarda no Posto da Central de Achados e Perdidos (Estação Sé).
  • Endereço eletrônico – servic@metrosp.com.br foi criado em 1998 e pode ser acessado também pelo site do Metrô www.metro.com.br no link Fale Conosco.
  • Ouvidoria – Em atividade desde junho de 1999, com mais de 7 mil atendimentos realizados, este canal deve ser acionado, preferencialmente, no caso de esgotadas as alternativas oferecidas pelos outros. A Ouvidoria do Metrô atende pelos telefones 3371-7274 e 3371-7275.

    Da Assessoria de Imprensa do Metrô