Transporte Metropolitano: CPTM constrói terminais de ônibus na linha Capão Redondo-Largo 13

Obras incluem intervenções nos Terminais João Dias e Santo Amaro

seg, 27/08/2001 - 13h35 | Do Portal do Governo

Obras incluem intervenções nos Terminais João Dias e Santo Amaro

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, está dando início à construção de três terminais de ônibus urbanos ao longo da Linha 5 (Capão Redondo-Largo 13), na Zona Sul de São Paulo. Os terminais ficarão junto às estações Capão Redondo, Campo Limpo e Santo Amaro. A previsão é que os trabalhos terminem no ano que vem, quando a Linha 5 entrará em operação.

Duas outras estações irão operar com terminais já construídos, mas que passarão por adaptações. A Giovanni Gronchi, que será ligada por passarela ao Terminal João Dias, e a Estação Largo 13, que ganhará um acesso subterrâneo ao Terminal Santo Amaro. Das seis estações da Linha 5, somente a Estação Vila das Belezas não terá terminal de ônibus, já que boa parte de sua demanda será proveniente da população lindeira.

A intervenção mais complexa está prevista para o Terminal João Dias, implantado no canteiro central do Complexo Viário João Dias. Por esta razão, e pelo fato de a Estação Giovanni Gronchi ser a única a apresentar linhas de bloqueio em nível elevado, a ligação com o terminal será feita por uma passarela metálica de cerca de 120 metros de extensão, cujos acessos nas extremidades serão ampliados.

A CPTM irá também modificar a cobertura metálica do terminal, para possibilitar a implantação da passarela. Essa obra será realizada em módulos, de modo a não prejudicar os usuários do terminal.

Já o Terminal Santo Amaro não necessitará de obras de adaptação. No entanto, como a Estação Largo 13 é subterrânea, e o hall de bloqueios localiza-se também abaixo da superfície, será necessário construir uma galeria subterrânea para unir os dois equipamentos, com cerca de 150 metros de extensão. Essas obras já foram iniciadas.

A construção dos três novos terminais e as intervenções nos terminais João Dias e Santo Amaro custarão, para a CPTM, R$ 41,9 milhões.

A linha está com as obras brutas concluídas e recebe agora a superestrutura da via permanente. Com seis estações, tem uma extensão de 9,4 quilômetros, dos quais 7 km de vias elevadas, 1 km de vias em superfície e 850 metros de via subterrânea, além de um pátio de manutenção e manobra em Capão Redondo de 550 metros. Futuramente, a linha será estendida até a Estação Chácara Klabin, perto da Estação Santa Cruz da Linha 1 – Azul (Norte-Sul) do Metrô. Quando concluída, a linha terá 19,8 quilômetros de extensão e 17 estações.

O custo total do trecho Capão Redondo-Largo 13 é de US$ 646 milhões, com recursos diretos do Governo do Estado e financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).