Transporte: Índice de Mortalidade cai na Malha Rodoviária Concedida do Estado

ARTESP apresenta resultados durante entrega do Prêmio Vida

ter, 28/06/2005 - 11h43 | Do Portal do Governo

Três concessionárias receberam, na segunda-feira 27 de junho, o Prêmio Vida de Segurança nas Rodovias, a Autoban (Sistema Anhangüera-Bandeirantes), a Viaoeste (Castello Branco) e a Vianorte (região de Ribeirão Preto). Anualmente, a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) traça três metas de segurança para as 12 concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. As empresas que atingem todas as metas recebem o Prêmio Vida de Segurança nas Rodovias. A Rodovia das Colinas (região de Itú) também foi reconhecida por seu desempenho no segundo semestre do ano passado. Durante o evento, também foram anunciados os índices de acidentes nas rodovias concedidas e o perfil dos motociclistas que trafegam na malha viária paulista.

A primeira meta da ARTESP para as concessionárias estipula a diminuição do Índice de Mortos em acidentes rodoviários. A segunda, a redução de 10% no número de vítimas fatais resultantes do principal tipo de acidente de cada concessionária. A última meta prevê que as empresas façam uma pesquisa para identificar o perfil dos motociclistas e das motos que utilizam a malha viária concedida, assim como a tipologia dos acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

A Autoban diminuiu o Índice de Mortos de suas rodovias em 12%, a Vianorte em 36% e a Viaoste em 35%. Para a segunda meta (redução de 10% no principal tipo de acidente que resulta em vítimas fatais), a Autoban reduziu em 19% o número de atropelamentos em sua malha viária, a Vianorte em 80% os capotamentos e a Viaoeste diminuiu 61% dos acidentes em seqüência.

Nos 3,5 mil quilômetros da malha viária do Programa de Concessões, o Índice de Mortos apresentou redução de 4,5%, na comparação de 2003 com 2004. Desde 2000, quando as metas foram implantadas, o indicador acumula redução de 23,3%. O Índice de Mortos é obtido por meio de uma fórmula internacional que considera o número de acidentes com vítimas fatais, a extensão da malha viária e o VDM – volume diário médio (de veículos) – da rodovia.

Na média geral de todas as concessionárias, o atropelamento de pedestres é a principal causa de mortalidade nas rodovias concedidas, representando 32% do total dos acidentes com vítimas fatais, seguido de colisão traseira (17%) e choque com obstáculo fixo (10%). Em todo o sistema rodoviário concedido, houve redução de 18% para a segunda meta.

Uma vez traçadas as metas da ARTESP, as concessionárias adotam uma série de ações educativas, operacionais, coercitivas e projetos de engenharia, como a implantação de passarelas para os pedestres, alargamento de viadutos, isolamento das faixas de pedestres, implantação de elementos redutores de velocidade, fiscalização, eliminação de cruzamentos perigosos, programas de manutenção dos veículos que trafegam pelas rodovias, além de campanhas de comunicação com os usuários.

Perfil dos Motociclistas

A pesquisa foi realizada nos 3,5 mil quilômetros de rodovias concedidas do Estado, de segunda a sexta-feira, ao longo de 2004. Ficou constatado que 54% dos motociclistas utilizam as rodovias concedidas em deslocamentos para o trabalho, 27% fazem moto-frete, 15% circulam a lazer e 1% realizam moto-táxi. A pesquisa levantou ainda a idade de 79% dos condutores envolvidos em acidentes fatais e o tempo de habilitação de 52% deles, detectando que 21% têm entre 23 e 27 anos, 18% de 28 a 47 e 15% de 18 a 22 anos. O tempo de habilitação de 29% dos identificados era de 1 a 5 anos, enquanto 19% tinham a licença há mais de 10 anos e nenhum estava habilitado há menos de um ano.

Com relação às características das motocicletas, 52% das que estiveram envolvidas em acidentes com mortos eram de 125 cilindradas e fabricadas entre os anos de 2000 e 2004 (nem todas foram identificadas).

Em 2004, 17% do total de vítimas fatais foi em acidentes envolvendo motociclistas. No mesmo ano, ocorreram 3.767 acidentes que resultaram em 117 vítimas fatais, em 2003 foram 112 vítimas em 3.008 ocorrências. Somente no período de janeiro à maio deste ano, já foram registrados 1.697 acidentes que deixaram 56 mortos.

Prêmio Vida

O Prêmio foi criado pela Secretaria dos Transportes e pela ARTESP em junho de 2000 para incentivar as 12 concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo a implantarem programas de redução de acidentes e, principalmente, atingir o padrão internacional de 2,5% de mortes ao ano, até o final das concessões.

Da Assessoria de Imprensa da ARTESP

J.C.