Transporte: Estudantes estão migrando para trens da CPTM

Venda de passes aumenta nas bilheterias da empresa

sex, 21/09/2001 - 12h37 | Do Portal do Governo

Prova do constante aumento da demanda nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM -, a venda de passes escolares cresceu nada menos que 56,68% nos dez primeiros dias de setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o serviço foi implantado.

Nos dois postos de venda da empresa – localizados nas estações Brás e Barra Funda – foram comercializados 50.029 bilhetes de 1º a 10 de setembro deste ano. No ano passado, neste mesmo período, as vendas alcançaram 31.931 bilhetes.

Este crescimento já vinha sendo observado ao longo do ano. No mês de março, foram comercializados 127.040 bilhetes; o número saltou para 343.430 em maio; e chegou a 406.880 bilhetes em agosto.

O movimento indica a migração, por parte dos estudantes, de outros meios de transporte, como ônibus e lotações, para os trens metropolitanos que, reconhecidamente, vêm oferecendo mais qualidade. Depois, há muitos colégios e faculdades próximas das seis linhas da CPTM, empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e que cobre a Região Metropolitana em todos os quadrantes.

São vizinhas da ferrovia, por exemplo, a Universidade de Mogi das Cruzes e a Universidade Cidade de São Paulo, ambas atendidas pela Linha E – Leste Tronco (Brás-Mogi das Cruzes); a Universidade de São Paulo – USP -, servida pela Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba); e a Pontifícia Universidade Católica – PUC -, atendida pela Estação Barra Funda.

Nos postos da CPTM o estudante encontra dois tipos de bilhetes, o magnético múltiplo de dez viagens, que são aceitos nas linhas onde existe o recolhimento eletrônico (Expresso Leste e linhas B e C), e o passe comum, utilizados nas linhas onde o sistema eletrônico ainda não foi implantado.

Os postos funcionam nos dias úteis das 08h30 às 17h00. Para adquirir o bilhete escolar, o estudante deve apresentar a carteira de passe e um documento de identidade.

A procura maior de passes por parte dos estudantes nas bilheterias reflete o aumento geral da demanda da CPTM. Este ano, no dia 22 de agosto, a companhia registrou uma demanda equivalente a toda a população brasileira – 165 milhões de passageiros.

No ano passado, esse número foi atingido apenas no dia 30 de setembro, e em 1999 só em 27 de outubro. É uma conseqüência das obras e melhoramentos que a empresa vem realizando nas seis linhas do sistema, que consumiram US$ 1,3 bilhão de 1995 até agora.