Transporte: EMTU/SP propõe soluções para o transporte metropolitano

Evento foi organizado pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos

seg, 31/10/2005 - 11h49 | Do Portal do Governo

O presidente da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes, participou na última sexta-feira, dia 28/10, do 58º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, em Fortaleza, Ceará, no painel Regiões Metropolitanas. O evento foi organizado pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

Lopes apresentou um histórico da criação das regiões metropolitanas no país, desde 1967, quando o Governo Federal institucionalizou nove áreas. Expôs também as características das regiões metropolitanas existentes hoje no país (Belo Horizonte, Recife e Goiânia) e no exterior (Nova York, Paris e Madri).

Abordou a Gestão Metropolitana dos Transportes, levantando as questões centrais sobre o assunto como a capitação de recursos, políticas tarifárias, entre outras. Apontou também problemas latentes comuns nas regiões metropolitanas como sobreposição de itinerários e falta de integração dos sistemas de transporte, por conta das diversidades das normas legais.

A criação de uma Autoridade Metropolitana de Transporte – AMT – com o objetivo de coordenar políticas de investimentos e de operação do transporte urbano nessas áreas foi uma solução proposta pelo presidente da EMTU/SP.

A entidade seria formada por um grupo permanente de Planejamento Integrado, além de agrupamentos sub-regionais com a função de discutir e deliberar ações em nível operacional para questões de interesses comuns dos municípios. Núcleos e Câmaras técnicas com a participação de especialistas das empresas gestoras de transporte urbano de diferentes níveis de governos seriam responsáveis pela execução permanente de planejamento integrado.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP