Transporte: EMTU convoca qualificados para Projeto ORCA na região de Campinas

Vistoria dos veículos será realizada entre os dias 26 e 30 de maio

sex, 16/05/2003 - 14h32 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos (EMTU), da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, iniciou hoje a convocação, por carta, dos 173 qualificados para o projeto Operador Regional de Coletivo Autônomo (Orca) na Região Metropolitana de Campinas, para a vistoria dos veículos, que será realizada entre os dias 26 e 30 de maio, no Sest-Senat (Av. Comendador Alardino Selmi, 1395 a 2001).

Com isso encerra a primeira etapa do processo de qualificação, que teve inicio em dezembro passado e envolveu um total de 390 participantes. Todos tiveram a documentação avaliada e somente foram qualificados os que cumpriram as exigências previstas no processo.

Vistoria e selo comprovante de inscrição

Os 173 qualificados convocados também receberão manual com instruções sobre a identificação visual da frota. Receberão ainda, regulamento do sistema, que inclui normas sobre a operação e os direitos dos usuários, entre eles os dos portadores de deficiência e idosos. Os que forem aprovados na vistoria terão um selo comprovante de inscrição afixado no pára-brisas do veículo. Entre 30 de maio e 2 de junho, os veículos serão novamente vistoriados, para que se verifique se cumpriram as exigências.

Os aprovados na vistoria serão convocados para participar de sorteio para a alocação dos serviços, que deve ocorrer em meados de junho. Todos os qualificados serão alocados no sistema.

Credenciamento prevê qualificação do operador

Na última etapa do processo, os qualificados terão de apresentar certificado do curso de condutor de lotação, direção defensiva e atendimento ao público, ministrado pelo Sest-Senat, entre outras exigências. A EMTU também vai oferecer aos futuros operadores curso de empreendedorismo, de vinte horas, nos molde do ministrado pelo Sebrae. Os objetivos são garantir a qualidade no serviço prestado e a melhor preparação do operador, do ponto de vista empresarial.

Na homologação, prevista para estar concluída em agosto, os qualificados receberão o CRO – Certificado de Registro de Operação. A previsão é de que todo o processo esteja concluído em agosto próximo.

EMTU reforçará fiscalização

A EMTU está ampliando o seu departamento de fiscalização na Região Metropolitana de Campinas. O quadro passará de 20 para 30 fiscais, nos próximos dias.

A frota de veículos EMTU também será ampliada de cinco para oito veículos, sendo que todos passarão a circular com identificação visual da empresa.

Reorganização do sistema de transporte

A regulamentação do transporte clandestino faz parte do projeto de reorganização do sistema regular de transporte de passageiros da RMC, que está em fase de implantação pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O projeto já foi apresentado aos prefeitos e vereadores das quatro cidades envolvidas (Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Campinas), às entidades representativas do transporte alternativo e às operadoras das linhas de ônibus metropolitanas.

Desenvolvido pela EMTU, o projeto está dividido em duas partes, que incluem mudanças operacionais nas linhas metropolitanas dos quatro municípios e obras de adequações viárias, construção de estações de transferência (baias, abrigos e passarelas) e de terminais.

A proposta é integrar totalmente as redes municipal e intermunicipal de ônibus da Região Metropolitana de Campinas, por meio de linhas alimentadoras integradas aos terminais e estações e operadas por veículos de menor porte, através dos Orcas. Dos terminais partirão as chamadas linhas troncais operadas por veículos maiores, que circularão no eixo Sumaré – Campinas.

Atualmente, técnicos da EMTU estão trabalhando no detalhamento das questões operacionais deste projeto. Paralelamente, estão sendo tomadas as providências para o desenvolvimento do projeto executivo para infra-estrutura, incluindo os municípios de Cosmópolis e Paulínea.

O projeto executivo consiste na definição, de forma mais precisa, de vários detalhes, entre eles a localização dos equipamentos propostos (como estações de transferência, pontos de parada e terminais) e o custo de implantação de cada um deles. Também já está sendo providenciada a realização de estudos relativos à integração físico-tarifária dentro da nova proposta de sistema regular de transporte de passageiros da RMC.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU

(AM)