Transporte: Cresce movimento de cargas na Hidrovia Tietê-Paraná

Hidrovia Tietê-Paraná tem 2,4 mil km de vias navegáveis

seg, 19/04/2004 - 15h51 | Do Portal do Governo

A Hidrovia Tietê-Paraná apresentou aumento de 22% no transporte de cargas nos três primeiros meses em relação à movimentação no mesmo período do ano passado. Para o diretor do departamento hidroviário da Secretaria dos Transportes, Oswaldo Rosseto Júnior, a principal razão do crescimento foi a criação de uma nova rota de transporte, entre Três Lagoas (MS) e Santa Maria da Serra (SP), e da inauguração de dois novos terminais: Três Lagoas e Bataguaçu (ambos em Mato Grosso do Sul).

“Os investimentos públicos, em melhorias nas vias navegáveis, e os privados, na construção de armazéns e terminais, fazem com que a hidrovia seja o modal de transporte que mais cresce atualmente”, afirmou Rosseto. Outro fator que contribuiu para esse resultado positivo foi o aumento de 104% na carga de farelo de soja transportada.

A expectativa para este ano é que a movimentação aumente 12% em relação ao acumulado em 2003. Isso será possível graças à consolidação de alguns produtos transportados experimentalmente no ano passado, como milho, sorgo, trigo e açúcar, além do início de operação de um novo terminal em Três Lagoas.

Com 2,4 mil km de vias navegáveis, é considerada a hidrovia do Mercosul

A Hidrovia Tietê-Paraná tem 2,4 mil km de vias navegáveis, desde Piracicaba e Conchas (SP) até Goiás e Minas Gerais, ao Norte, e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai, ao Sul. Liga cinco dos maiores Estados produtores de soja do País e é considerada a Hidrovia do Mercosul. Dos 30 terminais de carga instalados ao longo do percurso, os principais são os de Pederneiras (SP), com capacidade para movimentar 6 milhões de toneladas por ano de grãos, e os de Anhembi (SP) e São Simão (GO).

Hoje, grãos embarcados no Rio Paranaíba, em São Simão, chegam a Pederneiras pela hidrovia num percurso de aproximadamente 700 quilômetros. Depois, seguem para São Paulo e Porto de Santos, via ferrovia. A ligação tornou-se possível com a abertura do Canal de Pereira Barreto, que liga o Rio Tietê ao setor norte do Rio Paraná, chegando ao Centro-Oeste do País.

Da Agência Imprensa Oficial

L.S