Transporte: CPTM confirma tendência e bate novo recorde de passageiros transportados

Esta é a melhor marca registrada pela empresa desde a sua criação em 1992

qua, 07/01/2004 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transportou 353,8 milhões de passageiros em 2003, 2,4 % a mais do que o ano anterior, com 345,4 milhões. Esta é a melhor marca registrada pela empresa desde a sua criação em 1992.

Com a maior demanda ficou a Linha E (Luz–Estudantes), que registrou 92,4 milhões de usuários transportados, seguida pelas linhas B (Júlio Prestes–Itapevi), com 75,7 milhões, A (Brás–Franscisco Morato), com 74 milhões, D (Luz–Rio Grande da Serra), com 56,9 milhões, F (Brás – Calmon Viana), com 34,5 milhões e por último a Linha C (Osasco-Jurubatuba), com 20,4 milhões.

Entretanto, o crescimento mais expressivo se deu na Linha C, que elevou o número de passageiros transportados em 11,3 % em relação ao ano anterior. Em segundo lugar está a Linha E, com aumento de 5%, seguida pela Linha F, com 3,9%.

Vem impulsionando esse crescimento da demanda os investimentos da ordem de US$ 1,5 bilhão, realizados nos últimos nove anos pelo Governo do Estado na CPTM para a ampliação e melhoria dos serviços.

As seis linhas do sistema receberam obras de infra-estrutura em via permanente, sinalização, energia, frota e estações. Além disso, a empresa também reforçou a segurança pública e operacional, instalando câmeras de monitoramento em todas as estações e promovendo operações especiais em parceria com a Polícia Militar. A gestão administrativa foi modernizada e houve investimento no treinamento e aperfeiçoamento de seu corpo funcional.

Parte do aumento da demanda se deve ao Expresso Leste, na Linha E, implantado em maio de 2000, entre Guaianazes e Brás e que hoje chega até a Estação da Luz. O trecho, considerado bom/excelente por 76% dos usuários na pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo – 2002, da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), possui 30 novos trens, fabricados na Espanha, que operam com intervalos de até seis minutos nos horários de pico. As viagens são feitas com mais conforto e segurança, já que os trens possuem ar condicionado, música e são um dos mais modernos da América Latina.

A dinamização e modernização da Linha C (Osasco-Jurubatuba) também contribuiu para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços. Paralela à Marginal Pinheiros, essa linha de 24 Km de extensão recebeu sete novas estações, além da aquisição de dez novos trens Siemens de última geração. Esta intervenção faz parte do “Projeto Sul de Trens Metropolitanos de São Paulo”, que também inclui a construção da Linha 5 – Lilás, executada pela CPTM e hoje operada pelo Metrô. É o primeiro programa metroviário financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. No total, estão previstos investimentos da ordem global de 932 milhões de dólares.

Uma outra intervenção importante é o Projeto Integração Centro, que está em andamento e transformará a Estação da Luz, no centro da capital, no marco zero da metrópole. A primeira etapa já foi concluída, com a chegada dos trens do Expresso Leste até a Luz. O projeto facilitará a ligação das regiões leste e oeste da cidade, pelas seis linhas da CPTM, além da interligação dessas linhas com as do Metrô, no bairro da Luz. O sistema irá permitir viagens mais rápidas e uma transferência mais segura e confortável dos usuários, entre os trens metropolitanos da CPTM e as composições do Metrô.