Transporte: ‘Atendimento ao Usuário’ comemora três anos de serviços na CPTM

nd

qui, 18/07/2002 - 16h12 | Do Portal do Governo

O Departamento de Atendimento ao Usuário, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completa três anos, nesta sexta-feira, dia 19. Nesse período, os serviços foram sendo aperfeiçoados, já tendo entrado em operação, inclusive, o ‘Atendimento On Line’, via internet.

Do total de atendimentos, 98,28% são solicitações de informações gerais de orientação ao usuário.As dúvidas mais freqüentes são sobre o horário de funcionamento da empresa, intervalo de trens, plataforma de embarque e desembarque, deslocamento dentro do sistema, integração com outros meios de transporte (metrô, ônibus), localização. Os 1,72% restantes correspondem a elogios, sugestões, ocorrências e reclamações.

Instalados em estações estratégicas dentro do sistema, os 11 postos de Atendimento ao Usuário concentram 72% das manifestações, feitas, em grande parte, pessoalmente nesses locais. Só a Central de Atendimento (0800-550-121) atende, hoje, mais de 13.5 mil pessoas por mês.

Quando o departamento foi criado, 1,2 mil atendimentos mensais eram realizados em apenas duas linhas da CPTM. Em junho último, entrou em operação o serviço de ‘Atendimento On Line’, que pode ser acessado no site da CPTM: www.cptm.sp.gov.br. O prazo para respostas às manifestações é 48 horas.

Localizada na estação Barra Funda, a central do Posto de Serviços e Suporte ao Usuário disponibiliza o Posto de Achados e Perdidos, que soma 2,7 mil atendimentos por mês, o Serviço de Atendimento aos Usuários Especiais (portadores de deficiência física) e o Posto de Atendimento ao Trabalhador Desempregado.