Transp. Metropolitanos: Secretário entrega obras de literatura de cordel às escolas estaduais

Evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 17

qui, 13/05/2004 - 15h40 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 17, ás 11 horas, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, formalizará a entrega, ao Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, de estojos contendo as obras ganhadoras do 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, realizado em 2003 pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo).

A Secretaria da Educação receberá 6.200 estojos que serão distribuído às bibliotecas das escolas da rede pública estadual. Cada estojo contém os 20 poemas ganhadores, 10 de cada tema: ‘livre’ e ‘o cotidiano do sistema metroferroviário de São Paulo’.

A cerimônia será realizada na sala de reuniões da presidência do Metrô, rua Boa Vista, 175, bloco B, 10º andar. Além dos secretários de Estado, estarão presentes o presidente da CPTM, Mário Bandeira, e o do Metrô, Luiz Carlos David. Na seqüência, haverá uma visita à exposição fotográfica ‘Jovens da Febem Revelam São Paulo’, na estação Sé do Metrô. A exposição é resultado de projeto desenvolvido pela Febem (vinculada à Secretaria da Educação).

Concurso de Cordel

O 2º Concurso de Cordel recebeu 176 trabalhos nas duas categorias, que contarão com a participação de poetas populares, profissionais e amadores, da cidade de São Paulo, de outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo e de sete Estados nordestinos. O objetivo foi estimular as pessoas, independentemente de idade, sexo ou profissão, a trabalhar com a cultura popular, a partir da literatura de cordel, herdada dos colonizadores portugueses.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um microcomputador com kit multimídia, incluindo placa de fax modem e impressora (1º lugar), uma viola (2º lugar) e um aparelho de televisão 20 polegadas (3º lugar). As obras classificadas até o 10º lugar de cada categoria foram reunidas e publicadas, com tiragem de 10 mil exemplares.