Transp. Metropolitanos: Secretaria apresenta programas e projetos para região de Campinas

Jurandir Fernandes e o presidente da EMTU/SP estiveram reunidos ontem com parlamentares de sete municípios

ter, 05/04/2005 - 15h44 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), Joaquim Lopes, estiveram reunidos ontem, dia 4 de abril, com parlamentares e executivos de sete municípios dos 19 que compõem a Região Metropolitana de Campinas: Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Holambra, Cosmópolis, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antonio de Posse.

O objetivo do encontro foi apresentar as duas instituições, STM e EMTU/SP, suas atribuições, programas e projetos para a região. Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, e de Jaguariúna, Tarcisio Chiavegato; os presidentes das Câmaras Municipais de Holambra, Iran Brunhani e de Cosmópolis, José Pedroso da Silva, além de vereadores e secretários municipais de Transporte.

No encontro de ontem os parlamentares sugeriram a criação de um convênio de cooperação técnica entre as prefeituras e a EMTU/SP, com o objetivo de aproveitar a experiência desta empresa no treinamento dos agentes de fiscalização dos municípios. Pediram, ainda, esclarecimentos sobre os benefícios concedidos pelo Governo do Estado, por intermédio da EMTU/SP, como a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano que garante aos estudantes desconto de 50% no valor da tarifa nas linhas intermunicipais e a Carteira de Passageiro Especial que assegura a isenção do pagamento da passagem aos Portadores de Deficiência.

Três reuniões informais já foram realizadas com 15 municípios nos meses de fevereiro março e abril, nas quais o tema mais discutido foi o projeto do Corredor Noroeste. Os parlamentares fizeram sugestões e esclareceram dúvidas sobre o traçado deste novo sistema de transporte de média capacidade. O próximo e último encontro será em Vinhedo, no próximo dia 11, com os prefeitos e parlamentares deste município, Valinhos, Itatiba e Indaiatuba.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Assessoria de Imprensa

(LRK)