Transp. Metropolitanos: Programa Ação Cultural do Metrô promove 14 atrações em agosto

Música, fotografia e artes plásticas são destaques do mês

ter, 09/08/2005 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove, neste mês de agosto, 14 exposições em várias estações metroviárias. São mostras variadas, que incluem música, fotografia, histórias em quadrinhos e artes plásticas. O público pode ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso da vitrine de ikebana da estação Liberdade, não é necessário passar pelas catracas, já que ela está em área não-paga.

Confira a programação:

‘Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana’, dias 10 e 24 de agosto, às 12h30, na Estação Sé. O repertório selecionado para as duas apresentações da Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana abrange cerca de 20 peças, que vão da música popular brasileira ao jazz. A corporação desenvolve esse projeto desde 1990, com regência do maestro Ivan Zemantauskas Haensel, que coordena os 35 componentes.

‘São Paulo… sua história… sua gente’, de 10 a 31 de agosto, na Estação Sé, apresenta exposição fotográfica com 40 imagens sobre a diversidade cultural e social de São Paulo. O projeto foi coordenado pelo fotógrafo Jurandir Lima, que levou seus alunos às ruas para captarem imagens que representassem as muitas facetas da metrópole paulistana.

‘O Muro’, de 10 a 30 de agosto, na Estação República. Instalação criada a partir dos moldes de 100 rostos diferentes, confeccionados em argila por jovens em situação de risco, da instituição Santa Fé. A realização desse projeto objetiva a inclusão social através da arte.

‘Vencedores – A Lição de Vida dos Esportistas Portadores de Deficiência’, de 10 a 30 de agosto, na Estação República. Exposição fotográfica que revela o cotidiano de esportistas portadores de deficiência física. As imagens, realizadas por Érico Hiller, abordam as diversas modalidades esportivas que, visando a inclusão social, já foram adaptadas no Brasil para as pessoas portadoras de deficiência.

‘Morungaba: Expressão e (Re) Conhecimento pelas Artes’, 10 a 31 de agosto, na Estação Clínicas. Mostra de imagens das oficinas integradas de dança, capoeira e artes realizadas pela ONG Morungaba. Fundada em 1989, a organização se preocupa com a inclusão social de pessoas deficientes e de diferentes classes sócio-econômicas, através de atividades artísticas.

‘LambdaLambs’, de 10 a 31 de agosto, na Estação Santa Cecília. São 22 painéis, criados por 11 artistas, com trabalhos pintados à mão sobre ‘lambes’, misto de colagem e pintura. A proposta é revelar a linguagem da ‘arte de rua’ paulistana, combinando poesia com imagens urbanas.

‘O Contínuo’, de 10 a 31 de agosto, na Estação Vila Madalena. Exposição baseada na publicação ‘O Contínuo’ (produção independente dedicada às histórias em quadrinhos), escrita, desenhada e editada por estudantes de Arte da ECA-USP. A mostra apresenta etapas importantes na produção das histórias em quadrinhos do projeto ‘O Contínuo’: a abertura do processo de criação gráfica, os esboços e estudos para roteiros, personagens e situações, até a página acabada e impressa.

A Estação Luz recebe a exposição ‘Escrevendo o Futuro’, de 10 a 31 de agosto, projeto que envolve crianças e educadores da rede pública com o objetivo de aperfeiçoar a criação de textos. O programa busca a melhoria dos textos de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas.

’30 Anos de Achados e Perdidos’, de 10 a 31 de agosto, na Estação Jardim São Paulo, destaca, em painéis com fotos, alguns dos fatos marcantes, além de dados numéricos, sobre a história da Central de Achados e Perdidos do Metrô, serviço existente desde 1975. Dois postos de atendimento, nas estações Sé e Largo Treze, realizam o recolhimento, armazenamento, controle e devolução de objetos, documentos e valores encontrados nas 52 estações metroviárias.

‘Refugiados: em Busca de um Lugar no Mundo’, de 10 a 31 de agosto, na Estação Sé. Mostra fotográfica de cenas da vida cotidiana de refugiados em diversas partes do mundo, vítimas de guerras, massacres e perseguições políticas, religiosas e étnico-raciais.

‘Museu do Folclore Edison Carneiro – Sondagem na Alma do Povo’, de 10 a 31 de agosto, na Estação Paraíso. Mostra de painéis com fotos e texto explicativo do livro homônimo sobre o tema folclore. Vida, Técnica, Religião, Festa e Arte são elementos presentes na cultura do povo brasileiro e que estarão em destaque nessa exposição. O Museu de Folclore Edison Carneiro foi criado em 1968 e tem sua sede no bairro do Catete, Rio de Janeiro.

Programação da Biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso

No dia 3 de agosto, às 11h, a Biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso, terá a presença do cronista Laé de Souza, para um bate-papo sobre estilos de redação: como narrar assuntos sérios, com tons cômicos, além de dicas para realizar descrições de personagens.

Poesia e Presença, no dia 11 de agosto, às 15 horas, é um encontro com a poetisa Valdyce Ribeiro, em homenagem ao Dia do Estudante. A escritora conversará com o público sobre o processo de criação poética e declamará poemas líricos.

A escritora Indigo falará com os usuário do Metrô sobre o universo da literatura infanto-juvenil, no dia 24 de agosto, às 15h.

Do Departamento de Imprensa do Metrô