Transp. Metropolitanos: Obras de expansão do Metrô têm cuidados com a ecologia

Objetivo é preservar o meio ambiente

sex, 24/06/2005 - 15h11 | Do Portal do Governo

Na esquina das avenidas Ricardo Jafet e Saioá, na Vila Mariana, uma praça de 1.983 metros quadrados, com 73 árvores, deu lugar à futura estação Imigrantes, da linha 2 do Metrô, que em 2006 terá mais três estações e operará de Vila Madalena ao Ipiranga.

Com o objetivo de preservar o meio ambiente, o Metrô fez o levantamento arbóreo do local, com a verificação da quantidade e as espécies existentes, a altura, o diâmetro, o estado fitossanitário das árvores e a existência ou não de cupins.

Para construir novas estações, o Metrô precisa de licenciamento ambiental e para fazer o corte e o transplante de árvores necessita também de autorização da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente – SVMA.

Com a autorização da SVMA, 40 árvores foram cortadas na área da estação Imigrantes, uma vez que as condições fitossanitárias não eram adequadas, e 33 foram transplantadas e passaram a ‘habitar’ o Parque da Independência. Entre as espécies cortadas ou transplantadas estavam alfeneiros, eucaliptos, sibipirunas, pau-ferros e patas-de-vaca.

Depois de transplantar as árvores, o Metrô é responsável pela manutenção, que consiste de vistoria, adubação, podas mensais, irrigações periódicas, e por acompanhar o comportamento das árvores durante dois anos. No caso das árvores transplantadas no Parque da Independência, em setembro de 2004, o Metrô obteve 100% de êxito, até agora.

Departamento de Imprensa do Metrô