Transp. Metropolitanos: Novo site da CPTM é finalista do Prêmio Mário Covas 2005

Foram inscritos 265 trabalhos de todas as áreas da administração pública paulista

qua, 09/11/2005 - 10h15 | Do Portal do Governo

O trabalho ‘Sítio da CPTM na Internet – a viagem de trem como uma opção de transporte’, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), está entre os três finalistas do Prêmio Mário Covas 2005, na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – Tema Design de Hipermídia.

Nesta edição, foram inscritos 265 trabalhos, provenientes de todas as áreas da administração pública paulista. Os outros dois projetos que disputam com a CPTM são: Cidadão.SP (Casa Civil – Prodesp – Poupatempo – Imprensa Oficial – Fundap – Fundação Seade) e Site da Casa Civil (Casa Civil – Prodesp).

No momento, os cases classificados para a final estão sendo examinados pelas bancas julgadoras, que escolherão nove vencedores – duas em cada categoria e um para o novo tema ‘Design de Hipermídia’. Concorrem iniciativas nas nos segmentos: Atendimento ao Cidadão (68 inscritos, 12 finalistas), Gestão de Recursos Humanos (37 inscritos, 5 finalistas), Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização (54 inscritos, 9 finalistas), Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (93 inscritos, 20 finalistas) e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – Tema Design de Hipermídia (13 inscritos, 3 finalistas).

Viagem virtual
O desenvolvimento de um novo portal na Internet para a CPTM teve como peça-chave estabelecer um canal de informações e relacionamento entre a companhia e seus usuários e não-usuários, bem como as empresas. No ar desde abril deste ano, o site traz um serviço inédito no sistema ferroviário brasileiro: o ‘Viagem Ponto a Ponto’, por onde é possível identificar os roteiros mais rápidos para os deslocamentos pela Região Metropolitana de São Paulo.

Esse aplicativo cobre as linhas da CPTM, as integrações com o Metrô e a Ponte Orca. A seleção pode ser feita ‘clicando’ no mapa da malha operada na Grande SP ou pela lista de estações. Nesse caso, o internauta informa os locais de origem e destino, disponível por linha. Em poucos segundos, o programa processa a melhor sugestão de trajeto, inclusive detalhando o tempo de viagem estimado.

Outra ferramenta interessante na página da CPTM é o ‘Conheça nossa Frota de Trens’. Nesse link, o usuário tem acesso às fotos, características, visão interna da cabina de comando em 180º ou ainda de 360º do salão de passageiros das composições da companhia.

Melhores práticas de gestão
Lançado em 2004, o Prêmio Mario Covas – Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo – reconhece, anualmente, as melhores práticas de gestão em nível estadual. O objetivo é apoiar a modernização da administração governamental do Estado de São Paulo, motivando os servidores e valorizando as atividades por eles desenvolvidas, bem como divulgar esses trabalhos e possibilitar a troca de experiências.

Iniciativa da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), o prêmio foi instituído pelo Decreto 49.191, de 24/11/2004.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos/ CPTM