Transp. Metropolitanos: Metrô reduziu ocorrências de segurança pública em 64%

Desde 1999 o contingente de agentes de segurança foi ampliado de 644 para 912

sex, 26/03/2004 - 14h05 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) conseguiu reduzir em 64% a média mensal de ocorrências de segurança pública e patrimonial nas 52 estações da rede metroviária, desde 1999 até o momento. A diminuição expressiva dos casos registrados vem ocorrendo ano após ano: a média de 547 ocorrências por mês em 1999 já havia baixado para 282 em 2003, com um decréscimo de 49,5%, e nos dois primeiros meses de 2004 chegou a 214, com 64% de queda em relação a cinco anos atrás.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, comemora os resultados e ressalta que a segurança do Metrô deverá ser incrementada ainda mais até o final deste ano, com a aquisição de modernos recursos tecnológicos para apoiar as ações da área. ‘Já está assegurado financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o Metrô instale uma central de segurança munida de um avançado sistema de monitoração, com câmeras gerando imagens de praticamente todos os pontos das estações e entorno, e comunicação direta com os agentes ‘. Outra iniciativa que deverá abranger todas as estações do Metrô será a blindagem das bilheterias.

O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, está otimista com a perspectiva da área de segurança da empresa em reduzir ainda mais o número de ocorrências a curto prazo.’A Companhia vem recebendo o apoio necessário do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para consolidar o Metrô como local de plena segurança para a população de São Paulo’, afirma.

Agentes de segurança já são 912

O presidente do Metrô explica que desde 1999 o contingente de agentes de segurança foi ampliado de 644 para 912, além de ter incorporado, a partir daquele ano, nova forma de trabalho, com atuação em bases científicas, onde tem destaque o uso intensivo da estatística no planejamento e acompanhamento das ações preventivas de segurança.

A área de segurança do Metrô realiza reuniões semanais, com a participação de representantes das 4 linhas atualmente em operação (que cobrem uma extensão de 57,6 km ), onde são analisadas, de forma exaustiva, todas as ocorrências e estratégias para eliminá-las.

Melhoria contínua do desempenho

A segurança do Metrô apresenta resultados que comprovam uma melhoria contínua de seu desempenho. A Gerência de Operações do Metrô enfatiza que os eventos de maior preocupação, por sua gravidade, encontram-se controlados, como é o caso das brigas e quebra-quebras nas estações envolvendo torcidas uniformizadas de times de futebol – que, de um total de 39 em 1999, foram reduzidos para somente 4 em 2003 e uma em 2004.

Outro acontecimento sistemático, agora sob maior controle, é o de delitos contra bilheterias, onde a segurança do Metrô conseguiu esclarecer 73% dos casos em 2003, contra 50% em 1999. Quanto a roubos de vale-transporte, 20 em 1999, foram reduzidos apara 4 em 2003. Os furtos e roubos a usuários caíram de 457 naquele ano para 201 em 2003, enquanto os roubos a bilheterias decresceram de 36 para 26.

Departamento de Imprensa do Metrô
M.J.