Transp. Metropolitanos: Metrô realiza obras para segunda fase de desvios de trânsito no Largo da Bat

Desvio tem cerca de 100 metros

sex, 24/06/2005 - 16h15 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 26, a partir das 9 horas, os motoristas que passarem pela avenida avenida Brigadeiro Faria Lima, sentido Lapa – Itaim, serão orientados a usar um desvio implantado no Largo da Batata, na área onde funcionava o Terminal Urbano de Ônibus que foi desativado para a construção da estação Faria Lima da Linha 4 do Metrô.

O desvio, implantado pela Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) em conjunto com o Metrô, tem cerca de 100 metros (vai da rua Cardeal Arcoverde à rua Teodoro Sampaio, ver mapa anexo).

A expectativa é de que esse desvio não deverá trazer maiores consequências aos motoristas. ‘O remanejamento do viário preserva todas as características originais da avenida Faria Lima que no trecho conta com quatro faixas de trânsito por sentido’, destaca o gerente de Construção da Linha 4-Amarela do Metrô, Marco Antonio Buoncompagno.

As mudanças previstas para entrar em funcionamento a partir deste domingo fazem parte da segunda etapa de alterações no Largo da Batata. Na semana passada, duas pistas da avenida Faria Lima (entre as ruas dos Pinheiros e Teodoro Sampaio), no sentido Itaim – Lapa, foram bloqueadas ao trânsito. Duas pistas foram liberadas ao tráfego: uma para ônibus e outra para o trânsito local.

A previsão é de que as obras da estação Faria Lima, que será construída sob o Largo da Batata, interfiram por cerca de 12 meses na parte externa, e a sua conclusão demande mais dois anos. ‘A redução das interferências na parte externa se deve fundamentalmente à metodologia empregada, do método invertido, que permite a escavação do corpo da estação sob a laje de cobertura enquanto a superfície fica liberada ao trânsito’, enfatiza o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sérgio Salvadori.

Linha 4, a linha da integração

A Linha 4-Amarela, a linha da integração, estará interligada diretamente a três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente nas estações Luz, Paulista e República) e indiretamente à Linha 5 (Capão Redondo-Largo-Treze), além de integração com o sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A demanda prevista para a Linha 4-Amarela é de cerca de 900 mil usuários/dia.

Canais de comunicação com o público

Com o objetivo de informar os usuários das linhas de ônibus e os motoristas que trafegam pelo Largo da Batata, o Metrô, em conjunto com a CET, SPTrans e EMTU, iniciou, na semana passada, campanha de divulgação das mudanças dos pontos de parada das linhas de ônibus e desvio de trânsito na avenida Faria Lima.

A campanha envolve a distribuição de 90 mil folhetos para motoristas, pedestres e usuários de ônibus e fixação de faixas de avisos em pontos estratégicos. No caso de dúvidas e informações sobre trânsito e linhas de ônibus, ligue 156.

Mais informações sobre as obras da Linha 4-Amarela do Metrô podem ser obtidas no Posto Luz (confluência das ruas Mauá e Brigadeiro Tobias, tel. 3227-7746), e Posto Paulista (rua da Consolação, nº 2537A, tel. 3068-8684), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, exceto feriados. Os interessados também podem acessar informações sobre o projeto, andamento das obras e desapropriações pelo site www.metro.sp.gov.br; Expansão / Linha 4-Amarela.

Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.

Departamento de Imprensa