Transp. Metropolitanos: Metrô ocupa área para a construção da estação Paulista da Linha 4

Área de ocupação é de 1.082,33 m²

seg, 16/05/2005 - 20h31 | Do Portal do Governo

O Metrô iniciou, nesta semana, a ocupação de uma área de 1.082,33 m² na rua da Consolação, número 2367, para a construção da estação Paulista da Linha 4-Amarela (Vila Sônia – Luz). O imóvel, que fica nas proximidades do cruzamento com a avenida Paulista, vinha sendo ocupado por um posto de gasolina, que deixou o local.

A imissão na posse desta área à Companhia do Metrô havia sido concedida em 2 de maio de 2005, pela juíza federal substituta da 5ª Vara Cível, secção Judiciária de São Paulo, Marisa Cláudia Gonçalves Cucio. Em atendimento à solicitação do inquilino, a Justiça Federal autorizou o funcionamento daquele estabelecimento até o esgotamento dos combustíveis armazenados nos tanques.

Com a liberação da área do posto de gasolina, o Metrô assume uma área total de 1.487,35 m², que inclui o imóvel vizinho (número 2355) do qual o Metrô já havia obtido a imissão na posse, e dá início à implantação do canteiro de obras da futura estação Paulista da Linha 4.

Nos terrenos desapropriados (em local próximo ao Cine Belas Artes), está previsto a escavação de dois poços de serviço, em formato de oito, que levarão o nome de Belas Artes.

Na primeira fase, esses poços serão usados para a escavação do corpo da estação Paulista, que será construída sob o viário da rua da Consolação, na extremidade Oeste da estação Consolação da Linha 2-Verde. Para a construção da estação Paulista da Linha 4, deverão ser retirados 70.000 m³ de terra e utilizados 24.000 m³ de concreto.

Na segunda etapa, esses poços farão parte do “acesso Belas Artes”. A estação contará com outro acesso, o “Angélica”, que será construído do outro lado da rua da Consolação, pista centro-bairro.

Além desses dois acessos, a estação Paulista da Linha 4 se interligará fisicamente com a estação Consolação (Linha 2-Verde) por intermédio de um túnel. Com o objetivo de facilitar e agilizar as transferências de uma estação para outra, o Metrô estuda a possibilidade de instalar esteiras rolantes nessa passagem subterrânea.

Linha 4, a linha da integração

A Linha 4-Amarela, a linha da integração, estará interligada diretamente a três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3) e indiretamente à Linha 5, além da integração com o sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A nova linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações (Morumbi, Três Poderes, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz).

Na primeira etapa, prevista para ser concluída entre 2007 e 2008, a Linha 4 se interligará com a Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Largo Treze), através da linha “C” da CPTM, na estação Pinheiros; com a Linha 2 do Metrô, na estação Paulista/Consolação; com a Linha 3, na estação República, e com a Linha 1, na estação Luz.

Nessa etapa, está prevista a construção e a entrega de 12,8 quilômetros de vias e as seis estações prioritárias, pela integrações que realizarão (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz). A demanda prevista para a primeira fase é de 964 mil passageiros/dia. A operação comercial nesta fase será realizada com uma frota de 16 trens.

Para a segunda fase, que prevê a participação da iniciativa privada, está prevista a operação de outras cinco estações, Morumbi, Três Poderes, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa